15/12/2023 às 01h25min - Atualizada em 15/12/2023 às 01h25min

Ponto de coleta de vidros incentiva reciclagem e geração de empregos

Equipamento lançado nesta quinta-feira (7) vai promover 400 fontes de renda indiretas entre catadores e coletores.
A Prefeitura participa nesta quinta-feira (6), durante as atividades do Prefeitura Presente em Ermelino Matarazzo, na Zona Leste, do lançamento do Ponto de Coleta de Vidros – Programa Coletando. Trata-se de uma iniciativa da Prefeitura com o Re.cicla Comunidades, a Owens Illinois (fabricante de embalagens de vidro, responsável por comprar vidro coletado) e com a Startup Coletando, que visa a geração de renda para quem entregar resíduos recicláveis. O projeto promoverá a criação de cinco empregos diretos e 400 fontes de renda indiretas entre catadores e coletores. O início das atividades está previsto para a segunda quinzena de dezembro.
"Aqui a gente cuida do meio ambiente, a pessoa recebe uma remuneração e auxilia o catador, que não se corta com o vidro descartado incorretamente. O primeiro dos 100 que pretendemos implantar em toda a cidade", destacou o prefeito Ricardo Nunes.
O ponto de coleta está situado em uma praça pública, próximo à fábrica da O-I Glass, em que a cessão não onerosa do espaço está em andamento entre a Prefeitura, por meio das secretarias municipais das Subprefeituras (SMSUB) e de Gestão (SEGES)/Gestão de Patrimônio (CGPATRI). Este é um projeto piloto, instalado em parceria Público-Privada.
Os moradores da região poderão ser beneficiados com valores ao entregarem seus resíduos recicláveis. O dinheiro será depositado em um cartão de débito e poderá ser usado em qualquer estabelecimento.
Funcionamento
O Ponto de Coleta de Vidros funcionará sob demanda. Assim que os containers e bags de armazenamento forem preenchidos, o material será destinado para as devidas indústrias e empresas compradoras. Assim, não haverá capacidade mensal máxima. Quanto mais aderência da população, melhor para todas as partes envolvidas.
O vidro será destinado a fábrica da Owens Ilinois para ajudar a produzir novas embalagens de bebidas e alimentos. Os resíduos serão destinados para empresas privadas e indústrias, para reciclagem.
Passo a passo
- Separe, limpe e seque suas embalagens em casa
- Traga até o Ponto de Coleta de Vidros e abra a sua conta
- Informe para o empreendedor do Ecoponto o seu CPF
- O material será pesado e você receberá o comprovante de entrega, com o seu saldo no e-mail cadastrado
- Quando o saldo atingir mais de R$ 10,00 você receberá um repasse no cartão ou via PIX cadastrado
- O valor será computado em até 24h úteis, contados a partir da data do comprovante
Serviço – Ponto de Coleta de Vidros
Local: Praça Francisco Monteiro Santana – Vila Cisper
Funcionamento: de segunda a quinta-feira, das 8h às 18h
Sextas-feiras, das 8h às 17h
Horário de almoço: das 12h às 13h

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp