08/12/2023 às 01h14min - Atualizada em 08/12/2023 às 01h14min
Prefeitura entrega 5º Centro de Referência da Dor Crônica da cidade no Bom Retiro
Equipamento localizado na região central tem capacidade para realizar 1,8 mil atendimentos por mês a pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde
A Prefeitura de São Paulo entregou nesta terça-feira (5) o 5º Centro de Referência da Dor Crônica (CR Dor) da cidade, no Bom Retiro, na região Central. Para a implantação deste equipamento, que tem capacidade para realizar 1.800 atendimentos mensais aos pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), foram investidos R$ 169,5 mil.
“Esse é o 5º Centro de Atendimento de Dor Crônica, a gente não tinha isso na cidade e vou inaugurar mais até o final do ano. É um equipamento fundamental para as muitas pessoas que têm dores crônicas e que antes não tinham um tratamento especializado para isso”, disse o prefeito Ricardo Nunes.
O CR Dor Bom Retiro tem o objetivo de oferecer assistência integral ao paciente com quadros recorrentes de dor crônica, melhorar sua qualidade de vida e dar mais celeridade nos atendimentos de especialidades que atendem essas patologias, incluindo triagem, avaliação, indicação e tratamento medicamentoso e terapias. Os pacientes são avaliados pela equipe de profissionais – médicos e terapeutas – que realizam a abordagem inicial integrativa, indicando o plano terapêutico multidisciplinar mais adequado para cada caso clínico.
“Este é um serviço muito importante, pois quando falamos de dor crônica só quem tem sabe o que é conviver com isso. Muitas vezes não conseguimos resolver esse problema nas Unidades Básicas de Saúde, que oferecem os primeiros atendimentos. Os pacientes passam por avaliações, atendemos com o protocolo de Práticas Integrativas, mas quando mesmo assim não há sucesso, a pessoa é encaminhada para um centro como este, para que possa ser realizado um plano singular de atendimento”, explicou o secretário municipal de Saúde, Luiz Zamarco.
Nesse modelo de abordagem o usuário terá suas medicações ajustadas e exames solicitados, além de avaliações individualizadas às suas necessidades. A avaliação com a equipe multidisciplinar definirá tanto o tempo de permanência da pessoa no CR Dor Crônica quanto a quantidade de sessões individuais e de quais atividades coletivas participará no serviço.
"Fui indicada pela UBSs Santa Cecília por causa de uma dor crônica que tenho na cervical, lombar, ombros no joelho também. Aqui eu estou esperando pra passar, para fazer a acupuntura, e fiquei contente por ter sido chamada. Dor incomoda né?”, disse a auxiliar de cozinha Adélia França Lima.
CR Dor Bom Retiro
A unidade conta com 21 profissionais, entre acupunturistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fisiatras, clínicos, assistentes sociais, farmacêuticos, profissionais de enfermagem e equipes administrativas.
Com um custo mensal de R$ 296,9 mil, o prédio possui uma estrutura física de 28 salas, sendo seis consultórios, sete boxes de acupuntura, banheiros, salão de fisioterapia, sala de farmacêuticos, sala de espera, recepção, sala de grupo, almoxarifado, depósito de equipamentos, copa, sala de reunião, administração e coordenação.
Localizado na rua Jaraguá, 866, no Bom Retiro, o centro é gerenciado pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Filantrópica Nova Esperança (Afne) e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, atendendo apenas pacientes encaminhados.
O prédio do CR Dor Bom Retiro também acomoda o Centro de Cuidados Odontológicos (mezanino e 1º andar), o Centro de Referência para a População de Travestis e Transsexuais - Janaína Lima (2º andar) e um auditório (3º andar).