27/10/2023 às 01h36min - Atualizada em 27/10/2023 às 01h36min

Final de ano chegando, é tempo de preparar o Brás para as festas

Entrevista com o Subprefeito da Mooca, Marcus Vinicius Valério

Com a proximidade do fim de ano, já que faltam menos de 70 dias para o Natal, o Jornal do Brás vem conversando com os lojistas e a entidade representativa do comércio local, a ALOBRÁS – Associação dos Lojistas do Brás, bem com o comando de policiamento local e a Prefeitura para, juntos, conjugarem forças e esforços no sentido de manter o bairro em condições de receber mais que o dobro do que sempre recebe de visitantes, compradores, e consumidores finais na época mais efervescente do comércio  em geral, que é o mês de Natal até a passagem de ano.
Em conversa com o subprefeito da Mooca, Marcus Vinícius Valério, direto da Redação, foram pontuadas alguns itens importantes que sempre preocupam moradores e frequentadores, e que também afetam o comércio local, com impactos que podem ser positivos ou negativos.
Na pauta, zeladoria, segurança e fiscalização. Uma das ações é a ampliação do Projeto Centro Limpo para o Brás e o Pari, ação urbana que visa intensificar a limpeza em regiões que demandam essa necessidade.
JORNAL DO BRÁS - Subprefeito, com a proximidade do fim do ano, como está sendo pensado as ações de zeladoria da região?
SUBPREFEITO DA MOOCA - O comércio de rua está se preparando para o final do ano e estamos atentos ao aumento da demanda. É um período de festas, de encerramento das atividades escolares, de entusiasmo com as novas perspectivas do ano vindouro. As pessoas querem compartilhar expectativas, reunir a família, trocar presentes, e as regiões do Brás, Pari e Canindé são polos atrativos de consumidores. Pensando nisso, a Prefeitura incrementou as atividades de zeladoria, estendendo o Projeto Centro Limpo para o Brás e o Pari. 
JORNAL DO BRÁS – Como funciona essa operação?
SUBPREFEITO DA MOOCA - Nesta área, a maior parte do resíduo coletado provém da varrição. Por isso, houve o redimensionamento dos serviços diários, com incremento de colaboradores destinados à limpeza. Também foram adicionados novos equipamentos, como tratores e caminhões e carrinhos rápidos de coleta. 
Estamos trabalhando para entregar às pessoas uma região mais limpa, segura e atrativa, para que tanto os clientes quanto comerciantes possam desfrutar com tranquilidade do “calor” econômico e sentimental que anima as pessoas neste período.
JORNAL DO BRÁS – Nessa época do ano, é necessário reforçar o policiamento e ronda local, por conta do aumento do fluxo de pessoas que vão para a região fazer compras. A GCM irá fazer alguma ação também, em conjunto com a Polícia Militar?
SUBPREFEITO DA MOOCA - O trabalho integrado entre a Polícia Militar e a GCM ocorre diariamente em toda a nossa cidade. Obviamente, por conta do final de ano, esse esforço será direcionado, também, para atender as áreas de comércio popular e garantir a tranquilidade das pessoas durante suas compras.  
JORNAL DO BRÁS – Sabemos que nesse período, aumenta também a vinda de ambulantes nas ruas e frentes de estabelecimentos comerciais. O que está sendo pensado nesse sentido?
SUBPREFEITO DA MOOCA - Para a fiscalização do comércio ambulante irregular, são desenvolvidas ações coordenadas entre a Subprefeitura, a GCM e a Polícia Militar. Efetivamente, a fiscalização é realizada pela PM, por meio da delegação de competência (Atividade Delegada), com o objetivo de buscar a organização urbana, garantindo a mobilidade e a segurança daqueles que fazem suas compras no Centro. Nesse contexto, há previsão de aumento em mais de 50% na quantidade de vagas para Atividade Delegada na área da Subprefeitura Mooca já em novembro.
A Subprefeitura Mooca incentiva o empreendedorismo e orienta os ambulantes a buscarem alternativas para regularização, como o programa "TÔ LEGAL", vigente desde 2019, que determina onde e quando os diversos tipos de comércio de rua podem atuar na cidade. 
Desde a criação do "TÔ LEGAL", as autorizações para o exercício do comércio ambulante são emitidas de forma eletrônica, buscando simplificar a rotina e facilitar o trâmite aos interessados, obedecendo sempre a disponibilidades de vagas nos logradouros públicos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp