04/04/2024 às 23h04min - Atualizada em 04/04/2024 às 23h04min

Elza Paulina de Souza: conheça a mulher que é secretária de Segurança Urbana de São Paulo e que foi Comandante da GCM

Ela enfrentou o machismo e quebrou preconceitos. Foi a primeira mulher a assumir o comando da GCM/SP e a secretaria de segurança do município.
Além de já ter comandado a GCM-SP (Guarda Civil Metropolitana de São Paulo) e de ser secretária de Segurança Urbana do Município de SP, Elza Paulina de Souza é também mãe e avó e confessa: em casa quem manda é a neta. "É o amor maior do mundo, eu queria ter mais tempo para ficar com ela", se derrete Elza sobre Gaia, a netinha de 6 anos.
Após 34 anos de Guarda Civil e tendo alcançado o posto de comandante, ela aceitou o convite do saudoso prefeito Bruno Covas para assumir a secretaria. Nos dois cargos rompeu barreiras: foi a primeira mulher a assumir essas funções.
Quando estava na Guarda Civil Metropolitana, Elza Paulina montou o programa Guardiã Maria da Penha da GCM (lembrando que a Lei Maria da Penha completou 16 anos). O programa foi criado em 2014 como parte do programa de enfrentamento à violência contra a mulher, para promover a prevenção da violência e a fiscalização de medidas protetivas expedidas pela justiça.
Atualmente, o Guardiã conta com 9 viaturas na cidade de São Paulo. O Ministério Público de SP encaminha as vítimas com medidas protetivas para que a GCM passe a acompanhar essas mulheres, fazendo rondas para protegê-las e garantir que o agressor realmente não chegue perto delas. Elas passam a ser inseridas numa rede de proteção para que rompam o ciclo de violência. É instalado um aplicativo no celular da mulher com um botão de pânico que, se acionado, cai direto na central da guarda. "Nossas equipes são capacitadas para uma escuta ativa e um acolhimento humanitário", diz Elza.
E ela ressalta que toda a sociedade é responsável pelo combate à violência doméstica:
É um ato de humanidade pedir socorro se alguém visualizar uma situação da violência. Ligue para 190 (PM), 153(GCM), 156(Prefeitura), não importa. Tem que dar um basta. Em briga de marido e mulher a gente se mete, mete a colher, a cabeça a mão! Tem que parar de alguma forma."
Parabéns a Secretária Elza Paulina de Souza, por toda a dedicação e trabalhos executados a toda a municipalidade, e principalmente a mulher, que precisa de tanta atenção e de encaminhamentos para serem assistidas em suas necessidades...

Na foto, eu e minha irmã Erika Mota (Presidente da Inteligência Solidária), ao lado da querida amiga e Secretária de Segurança Urbana de PSMP, Elza Paulina de Souza.


por Emerson Mota
Gestor Público
Empresário do Grupo Mota
Fundador da Santa Liga Católica e do Instituto Maria Helena Mota

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp