28/03/2024 às 10h07min - Atualizada em 30/03/2024 às 00h05min

Escolas da rede municipal de Itaúna (MG) recebem reconhecimento pela participação na Formação de Redes da Liga STEAM 2023

A formação é uma das estratégias de ampliação da Liga STEAM, o maior projeto de difusão dessa abordagem educacional no país e visa aprofundar o conceito e as práticas STEAM nas salas de aula.

Marcelo Dias Moreira
Liga STEAM
Na última semana, escolas municipais de Itaúna (MG), a cerca de 80 km de Belo Horizonte (MG), receberam prêmios pela participação na Formação de Redes 2023 da Liga STEAM. Foram premiadas as instituições Escola Municipal Modestino Francisco Rabelo, Pré Escolar Municipal Ana Cintra, Escola Municipal Augusto Gonçalves e a Escola Municipal de Ensino Fundamental - Anos Iniciais. Cada escola recebeu um kit de materiais, composto por caixas de som, impressora 3D e um notebook.

A formação é uma das estratégias de ampliação da Liga STEAM, o maior projeto de difusão dessa abordagem educacional no país e visa aprofundar o conceito e as práticas STEAM nas salas de aula. O projeto é fruto de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Itaúna (MG) e a Liga STEAM, uma iniciativa promovida pela Belgo Arames, por meio da Fundação ArcelorMittal, em conjunto com a Fundação Banco do Brasil, AVSI Brasil e a Tríade Educacional.

Em 2024, o projeto chegará em mais alguns municípios brasileiros. Em fevereiro, Barra Mansa (RJ) ingressou na iniciativa. Em março, foi a vez de Itatiaiuçu (MG) e Sabará (MG) aderirem à formação.

A Liga STEAM
Criada pela Fundação ArcelorMittal e a Belgo Arames, a Liga STEAM busca conectar parceiros relevantes e somar forças para investir na educação do Brasil. Hoje, em conjunto com a Fundação Banco do Brasil, a AVSI Brasil e a Tríade Educacional, a Liga STEAM tornou-se o maior programa de formação gratuita de educadores em STEAM do país. A iniciativa inclui o Prêmio Liga STEAM, que reconhece os melhores projetos desenvolvidos pelos alunos nas escolas participantes.

Belgo Arames
A Belgo Arames é líder brasileira na transformação de arames de aço desde sua criação, fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert. A empresa atua nos segmentos de Agronegócios, Cercamentos, Construção Civil, Automotivo, Solda, Aplicações Especiais e Indústria Petrolífera, oferecendo um mix de produtos e serviços que atendem com tecnologia de ponta, confiabilidade e qualidade aos mais diversos perfis de clientes.

Fundação ArcelorMittal
Criada em 1988, a Fundação ArcelorMittal é responsável por direcionar os investimentos sociais e conectar o Grupo ArcelorMittal a causas relevantes para a cidadania das crianças e jovens brasileiros. As iniciativas promovidas pela Fundação se articulam em três eixos prioritários: Educação, Cultura e Esporte. Só em 2022, mais de R$73 milhões foram investidos em recursos próprios e incentivados. 

Fundação Banco do Brasil
Em 1985, o Banco do Brasil instituiu a Fundação BB para contribuir para a transformação social dos brasileiros e o desenvolvimento sustentável do país. É a principal instituição gestora dos projetos socioambientais apoiados por meio do Investimento Social Privado - ISP do BB e de parceiros, declarada o coração social do Banco do Brasil. Nos últimos 10 anos, foram investidos R$ 2,6 bilhões em 10 mil iniciativas que impactaram positivamente a vida de 6,6 milhões de pessoas. Os eixos de atuação são: Tecnologia Social (eixo transversal), Educação para o Futuro, Meio Ambiente e Renda, Saúde e Bem-estar, Ajuda Humanitária e Voluntariado.

AVSI Brasil
Organização brasileira, sem fins lucrativos, constituída em 2007, cuja missão é tornar as pessoas protagonistas de seu desenvolvimento, de sua família e de sua comunidade, por meio de projetos sociais em contextos de vulnerabilidade ou emergência humanitária. É uma organização local vinculada ao contexto internacional por meio da Fundação AVSI, ONG de origem italiana que atua em 39 países, presente no Brasil desde a década de 1980 e que estimulou a criação da AVSI Brasil.

Tríade Educacional
É referência na formação docente e na produção de materiais relacionados à educação inovadora, envolvendo temáticas como Metodologias Ativas, Ensino Híbrido e STEAM. Seus diretores, Lilian Bacich e Leandro Holanda, são autores de materiais que são bases de propostas de formação nessas temáticas pelo país e têm impactado milhares de educadores e centenas de instituições de ensino nos últimos 10 anos.

SERVIÇO
Escolas da rede municipal de Itaúna (MG) recebem reconhecimento pela participação na Formação de Redes da Liga STEAM 2023
Liga STEAM
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp