28/03/2024 às 12h26min - Atualizada em 30/03/2024 às 00h05min

Cursos online e gratuitos são recurso contra falta de qualificação e aproximam jovens do mercado de trabalho

Plataforma da Junior Achievement (JA) Brasil oferece cursos teóricos e práticos 100% gratuitos para educação empreendedora, financeira e mercado de trabalho

OvoCom
inspiraja.org.br
Divulgação
A taxa de desemprego no país teve leve alta em fevereiro, conforme divulgou o IBGE nesta quinta-feira (28), mas segue abaixo de 8% para a média da população brasileira. Esse índice, no entanto, chega ao patamar de 15% quando se refere a jovens com idades entre 18 e 24 anos. Entre as principais dificuldades para esse público que busca uma oportunidade está a falta de experiência e de qualificação.

Uma forma de atacar isso é por meio de cursos voltados para a atuação profissional – e existem centenas deles gratuitos na internet. São conteúdos qualificados (feitos por entidades e profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação), que levam conhecimento teórico e prático, em sua maioria.

A Junior Achievement Brasil, organização sem fins lucrativos que promove educação empreendedora, financeira e preparação para o mercado de trabalho há 40 anos no país, tem cerca de 20 cursos gratuitos em sua plataforma, a Inspira JA (inspiraja.org.br).

Entre eles, destaques para “Como criar uma startup”, “Gestão de Tempo”, “Currículo: por onde começar?”, “Marketing Digital”, “Afinal, o que é diversidade?”, entre outros. Em 2023, foram 600 mil capacitações e a meta para este ano é chegar a 1 milhão.

Um dos top 5 mais acessados do JA Inspira, o curso “Currículo: por onde começar?” orienta a estruturá-lo para a busca de um primeiro emprego, quais os conteúdos acrescentar e quais devem ficar de fora, assim como turbiná-lo com cursos gratuitos. 

Outro sucesso da plataforma JA Inspira, o “Amazon: Os Guerreiros da Amazônia”, apresenta conceitos relativos à defesa do meio ambiente, no qual os jovens são personagens fundamentais nessa missão.  É um aprendizado que ocorre de forma lúdica, mas com aprendizados reais, em que os alunos são introduzidos em um universo animado de histórias de lutas de defesa da natureza.

Já no curso de “Marketing Digital”, do Inspira JA, os jovens aprendem os conceitos básicos do tema e como usá-lo na abertura e na expansão do próprio negócio.

Em todos os cursos, os alunos são avaliados e recebem certificado sobre seu desempenho na plataforma.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp