28/03/2024 às 12h26min - Atualizada em 30/03/2024 às 00h02min

Web série analisa os impactos do roubo de carga na logística

Quarto episódio do webinário traz especialistas relevantes do setor para debater estratégias para 2024

Redação
https://overhaul.registration.goldcast.io/events/520ff4b5-dace-429f-8be9-48087edf609b
Divulgação

 Quarta-feira, 03 de abril de 2024 (Quarta-feira), das 13h às 13h40. Ao vivo. Inscrições neste link

 

A logística e a cadeia de suprimentos requerem inúmeros detalhes para uma boa gestão, mas a segurança pública de um país desponta como um dos principais desafios para tal eficiência. Durante 2023, foram mais de 17 mil ocorrências de roubo no Brasil - um aumento de 4,8% em relação ao ano anterior. 

Neste contexto, a Overhaul apresenta o quarto episódio da série Crônicas do Transporte de Cargas nesta quarta-feira (03), às 13h. O webinário explora os principais insights e tendências regionais e propõe estratégias viáveis para a proteção da cadeia de suprimentos, com a participação de especialistas em gestão de risco: Reginaldo Catarino Ferreira, Gerente de Inteligência da Overhaul; Esteban Kinjo Escobar, Diretor Sênior de Transporte da DHL; e Rodolfo Veiga, Gerente Sênior de Segurança de Transporte da DHL.

Com base nos dados coletados, especialistas em gestão de riscos preveem um crescimento de 1,1% no roubo de cargas para o ano de 2024, totalizando 17.298 eventos. “Ainda estamos falando de milhares de cargas roubadas, um desafio que está presente no cotidiano da cadeia de suprimentos. Acreditamos, contudo, que é possível se preparar para esta realidade. A presença de especialistas em gestão de riscos, por exemplo, é imprescindível, mas também é necessário um planejamento prévio - não só dos veículos e equipamentos, mas também das rotas, período de transporte e tecnologia de rastreamento”, comenta Reginaldo Catarino. 

Além do impacto financeiro, há também consequências operacionais, incluindo a segurança dos motoristas. Catarino ainda defende que é necessária a construção de uma verdadeira cultura de segurança, na qual o treinamento é o ponto chave para garantir a proteção e integridade. “Uma falha nessa cadeia pode gerar um grande prejuízo para as empresas envolvidas e para o país em um todo, principalmente na hora de atrair novos empreendimentos de logística e de distribuição de produtos”, acrescentou Reginaldo.

"O aumento de roubo de cargas que o Brasil experimentou no último ano é um claro sintoma dos riscos que as empresas de logísticas enfrentam no dia a dia para realizar uma atividade essencial para a economia do país. O cenário do transporte de cargas demanda um maior esforço de planejamento, monitoramento e investimento em novas tecnologias para garantir a segurança em todas as etapas da cadeia de suprimentos", comenta Esteban Kinjo Escobar, diretor sénior de Transporte na DHL.


Sobre a Overhaul

Fundada em 2016, a Overhaul atua em 145 países e é a única empresa global de gestão de risco e visibilidade logística independente de dispositivos com forte atuação no Brasil. Como líder no gerenciamento de riscos da cadeia de suprimentos em trânsito, a Overhaul transforma a visibilidade em tempo real em soluções de gerenciamento de riscos, conformidade e seguros para seus parceiros. A Overhaul é um fornecedor confiável para empresas da Fortune 100 que movimentam mercadorias nos setores farmacêutico e de saúde, tecnologia, logística e alimentos e bebidas. Entre os clientes estão Microsoft, Bristol Myers Squibb e muitos outros. Para mais informações acesse over-haul.com e siga a Overhaul nas redes sociais LinkedInTwitter e Facebook.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp