28/03/2024 às 13h02min - Atualizada em 29/03/2024 às 00h11min

Investindo do zero: guia para iniciantes no mundo dos investimentos

Especialista dá 4 dicas para quem deseja começar a investir

LA
pixabay

Nos últimos anos, muitos brasileiros têm se preocupado com a falta de dinheiro e buscado soluções para alcançar a independência financeira. No entanto, o Brasil sempre foi um país que teve que lidar com a falta de educação financeira na formação, mas essa realidade tem mudado. De acordo com a B3, considerando o primeiro trimestre de 2023, o número de investidores brasileiros na bolsa cresceu 34% em renda fixa e 23% em renda variável em 12 meses. 

A procura por investimentos tem sido uma das alternativas para uma parcela da população, isso se dá por várias formas, entre elas do desejo de fazer o patrimônio crescer, garantir segurança financeira e planejar a aposentadoria. Nesse contexto, Genilson Jr., Head de investimentos da Conta Black, dá 4 dicas para quem deseja começar a investir do zero. 

 

1 - Tenha organização e comece com o planejamento financeiro

O primeiro passo para começar a investir é construir um planejamento financeiro, identificando quais são as suas fontes de renda mensais e quais são os gastos fixos e variáveis. Desta forma você conseguirá visualizar quanto pode ou quer investir por mês, traçando objetivos e pensando em quanto tempo quer alcançá-los, gerenciando melhor suas finanças.

 

2 - Construa seu perfil de investidor 

É importante elaborar um perfil de investidor que funcionará como um guia de como deve traçar seu caminho, mostrando quais tipos de aplicações são compatíveis com seu estilo de investimento, seus objetivos e o prazo estabelecido para colocá-los em prática. Dentre as opções temos: conservadores, investidores que têm baixa tolerância a risco; moderados, aceitam algum risco no patrimônio desde que não o comprometa de forma significativa; e agressivos, que toleram o risco e aceitam a possibilidade de ter perdas em alguns momentos visando um retorno maior no longo prazo. 

 

3 - Busque conhecimento
Entenda as opções de investimentos disponíveis no mercado que mais se adequam ao seu perfil. Estude todas as possibilidades e veja quais características específicas que as tornam atrativas.

 

4 - Escolha a corretora 

A parte mais importante para investir com segurança é escolher bem a corretora, pois não é possível aplicar diretamente na bolsa de valores, sem nenhuma intermediação. O objetivo dessas instituições é viabilizar as aplicações e orientar tecnicamente os investidores. Para fazer uma boa escolha, veja as recomendações, simplicidade na hora de investir, rentabilidade e fiquem atentos aos custos e taxas.  


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp