28/03/2024 às 16h37min - Atualizada em 29/03/2024 às 00h11min

Oportunidades para startups: o recado de Davos

*Por Fernando Potsch, CEO da Seniortech Ventures

NB Press Comunicação
Seniortech Ventures

Antes de seguir com a leitura, tenho uma pergunta: quais temas você acha que estão impactando nosso planeta de forma mais relevante nos dias de hoje? Provavelmente, sua resposta se volte às alterações climáticas, à ascensão da inteligência artificial ou à escalada dos conflitos geopolíticos. Claro que todas essas questões são relevantes. Mas existe uma grande transformação em curso que está passando despercebida, com potencial para mudar o mundo como o conhecemos e gerar negócios para as startups: a transição demográfica. 

 

A revolução da longevidade 

 

Sabia que, em 2050, teremos 2,1 bilhões de pessoas com mais de 60 anos na Terra? Agora, se estiver pensando que isso trará problemas, venho propor que mude o mindset e visualize o potencial desse cenário para a geração de riquezas. 

 

Concordo com o escritor e pesquisador Jorge Félix que, em seu livro A Economia da Longevidade, diz que a silver economy “baseia-se na mudança da estrutura de consumo das famílias (com mais idosos e menos crianças) para fazer emergir uma visão econômica repleta de possibilidades”. De fato, a geração prateada é uma enorme fonte de recursos. Porém, acrescento que o mercado – e as startups – ainda parecem não estar atentos às demandas e aos desejos em pauta. 

 

Cenário global de oportunidades 

 

O assunto é tão relevante que discussões acerca dos desafios e das oportunidades que surgem com o aumento global da população 60+ tiveram espaço de destaque no Fórum Econômico Mundial (WEF) de 2024, em Davos. Grandes líderes, investidores e founders debateram maneiras de promover investimentos para um futuro no qual a expectativa de vida cresce em ritmo acelerado.  

 

Apesar de não haver uma direção única a ser seguida, o consenso é de que será preciso unir esforços do poder público, das empresas e startups, das instituições financeiras e da sociedade civil para garantir um futuro em que todas as pessoas, independentemente da idade, tenham acesso a boas condições econômicas e uma vida saudável, com oportunidades de trabalho digno e com propósito. Ou seja, uma longevidade com qualidade de vida. 

 

Investidores estão atentos 

 

Como parte de uma programação paralela ao WEF, aconteceu em Davos o Longevity Investors Lunch, evento fechado para 60 investidores que se dedicam a identificar e impulsionar negócios na área. Com apresentações de grandes nomes do mercado e pesquisadores da temática, o evento levantou reflexões sobre os setores que estão moldando a economia prateada, como saúde, tecnologia, entretenimento, casas inteligentes, educação continuada, entre outros. 

 

A conclusão é de que existe um oceano prateado de oportunidades para as startups que se propõem a resolver problemas reais e criar valor para os seniores. Apesar de a maioria das organizações ainda fechar os olhos para essa realidade, os grandes líderes mundiais já sabem que a transição demográfica abrange possibilidades incríveis de negócios e impactos sociais. 

 

Para se destacar nesse cenário, as empresas nascentes devem se preparar para oferecer soluções que sejam relevantes, inovadoras e diferenciadas para a geração prateada. Assim, poderão se beneficiar de recursos ao mesmo tempo que contribuem para um futuro mais justo, sustentável e digno para todas as pessoas. 

 

*Fernando Potsch é CEO da Seniortech Ventures, uma venture builder que tem como propósito contribuir com a longevidade – [email protected]

  

Sobre a Seniortech Ventures 

Fundada em 2022, a Seniortech Ventures é uma venture builder que tem como propósito contribuir com a longevidade, fortalecendo a qualidade de vida da população 50+. Trata-se de um hub de inovação de impacto social que constrói o futuro selecionando de forma contínua seniortechs com soluções inovadoras para as necessidades da geração prateada (50+). Ligada ao grupo FCJ Venture Builder, cria soluções, conecta empresas e compartilha conhecimento. Para mais informações, acesse: https://seniortechventures.com/ . 

  

Informações à imprensa   

NB Press Comunicação   

Tel.: 55 21 98857-5330   

E-mail: [email protected]   


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp