28/03/2024 às 11h11min - Atualizada em 29/03/2024 às 00h02min

Início das operações em aeroporto do interior impulsiona o turismo de SP

São José dos Campos será o primeiro de outros três a conectaram destinos paulistas a outros estados brasileiros até o fim de 2024

Governo do Estado de São Paulo
https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/inicio-das-operacoes-em-aeroporto-do-interior-impulsiona-o-turismo-de-sp/
DownloadGoverno de SP
Inauguração do voo de passageiros no Aeroporto Internacional de São José dos Campos

Estratégico para o desenvolvimento do turismo de São Paulo, o aeroporto Prof. Urbano Stumpf de São José dos Campos (SP), no Vale do Paraíba, deu início na quarta-feira (27) às operações comerciais com um voo inaugural que partirá do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, às 21h55, com chegada em São José, às 23h. O voo teve a presença do vice-governador, Felício Ramuth; do secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena; do prefeito de São José dos Campos, Anderson Faria e outras autoridades.

O avanço da conectividade aérea no Estado de São Paulo é um compromisso do Governo Tarcísio de Freitas desde o início da gestão. Um de seus primeiros decretos (nº 67.441), publicado no dia 10 de janeiro de 2023, manteve a redução da alíquota de ICMS em 12% nas operações com querosene de aviação. Como contrapartida, as empresas aéreas assumiram o compromisso de aumentar número de voos em destinos paulistas, colocar em operação novos aeroportos regionais e aderir ao programa de stopover.

DownloadGoverno de SP
Felicio Ramuth na inauguração de voo de passageiros em São José dos Campos

Das três metas assumidas, duas delas já foram superadas. A primeira: acréscimo de 840 frequências semanais de voos até dezembro de 2024, para além das 4.200 aferidas em julho de 2019. Atualmente, o Estado supera a meta com 5.042 frequências semanais. São Paulo também se comprometeu a avançar com o programa stopover, permitindo que passageiros em voos com conexão por SP tenham a possibilidade de permanecer até três dias em destinos paulistas, sem custo adicional. As três grandes aéreas que operam em SP: Gol, Latam e Azul aderiram ao programa, atingindo a meta.

O terceiro compromisso é operar quatro novos aeroportos regionais até novembro deste ano. São José dos Campos será o primeiro, restando mais três. “Estamos falando de um polo estratégico para o turismo de SP, especialmente pela proximidade de destinos consolidados como o Vale do Paraíba e Litoral Norte”, afirma o secretário Lucena. “Significa que aumentamos a conectividade do restante do país com a Rota da Fé, incluindo Aparecida, e com a região de serras, em municípios de grande apelo como Campos do Jordão”, disse Lucena.

O voo inaugural da Gol unindo São José dos Campos ao Rio de Janeiro terá três frequências semanais diretas, de ida e volta. A SJK Airport, concessionária do aeroporto, preparou um evento para cerca de 200 convidados no saguão do terminal, a partir das 21h30, para marcar a retomada da operação comercial de passageiros. Ao pousar, a aeronave será “batizada” com jatos de água de reuso pelo Corpo de Bombeiros. O ritual é uma tradição mundial na aviação usada para festejar uma nova rota.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp:
https://bit.ly/govspnozap

O post Início das operações em aeroporto do interior impulsiona o turismo de SP apareceu primeiro em Governo do Estado de São Paulo.



Fonte: www.saopaulo.sp.gov.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp