28/03/2024 às 00h41min - Atualizada em 28/03/2024 às 00h41min

Kelida Marques fala com exclusividade sobre a Quaresma e os cuidados necessários

A Psicanalista e Especialista em espiritualidade explica em entrevista, o que é a Quaresma e quais são os cuidados que as pessoas precisam ter.

O que é a Quaresma e qual o sentido desta data?
   R: Como espiritualista, vejo a Quaresma não apenas como uma tradição cristã, mas como um portal para a transformação e renovação profunda que transcende barreiras religiosas. Essa época do ano nos convida a mergulhar em um processo de introspecção e purificação, independentemente de nossas crenças específicas.
  - Na visão cristã, a Quaresma é um período sagrado de quarenta dias que antecede a Páscoa, simbolizando o tempo que Jesus passou no deserto, enfrentando tentações e preparando-se para seu ministério. É um tempo de reflexão, jejum, oração, e atos de caridade, mirando o crescimento espiritual através da disciplina e do sacrifício pessoal. Este período é uma oportunidade para os fiéis se aproximarem de Deus, refletirem sobre suas vidas à luz dos ensinamentos de Jesus, e praticarem a compaixão e o amor ao próximo.
  - Do ponto de vista espiritualista, a Quaresma pode ser interpretada como um convite universal à reflexão e ao autoconhecimento, encorajando-nos a olhar para dentro e identificar o que precisa ser transformado ou liberado em nossas vidas. Este é um tempo para meditar, praticar a gratidão, perdoar a nós mesmos e aos outros, e cultivar uma conexão mais profunda com o Universo, ou o divino, conforme cada um compreende. A ênfase recai sobre a purificação de nossos corpos, mentes e espíritos, promovendo a harmonia, a paz interior, e uma maior consciência de nossa interconexão com tudo que existe.
Quais os cuidados que as pessoas devem ter neste período?
 R: Vejo a Quaresma como um convite a um mergulho profundo em nossa essência e a uma renovação espiritual. Este é um período para abraçar plenamente o processo de autorreflexão e purificação, visando nosso crescimento e elevação espirituais.
 - Mas, por outro lado é um período em que todos os países e pessoas estão purgando suas energias negativas. É comum, mas não positivo sentir-se cansado, desanimado, insônia, preguiça, medo. As pessoas mais sensíveis sofrem com essa época, pois, captam as influências com mais facilidade.

O que evitar:

1 - Festas e lugares com muitas pessoas a noite.
2 – Locais com muita bebida, cigarros e outros entorpecentes.
3 – Locais onde o som é muito alto.
4 – Casas ou ambientes com paredes escuras 
5 – Lugares antigos e sem ventilação
Quando as energias mais densas universais estão em nossa dimensão é comum se abastecerem desses ambientes para continuarem seu “trabalho” no astral.
No imaginário popular trata-se de uma data em que as pessoas ficam mais vulneráveis espiritualmente.  O que é mito e o que é verdade? 
 R: Olhando pelo lado espiritual é uma verdade, percebemos a conexão das egrégoras mais densas que voltam do purgatório ou dimensões semelhantes para uma espécie de reabastecimento energético. É um período muito comum de luz e sombra, o lado luz, humano e profano se reunindo para equilíbrio. Durante a Quaresma, muitas pessoas se sentem mais vulneráveis espiritualmente, refletindo sobre o sofrimento e o martírio de Jesus. Essa época nos convida a mergulhar em uma profunda autoavaliação e confronto com nossas próprias limitações e sombras. Esse processo pode nos deixar expostos, trazendo à tona sentimentos de inadequação ou culpa. No entanto, essa vulnerabilidade não é apenas um desafio, mas também uma oportunidade para o crescimento e o aprofundamento espiritual. Ela nos abre para a transformação, permitindo que, através da fé e da entrega, encontremos força, resiliência e uma conexão mais profunda com o divino. A Quaresma, portanto, pode ser um momento de renovação e redescoberta espiritual, onde a nossa vulnerabilidade se torna um caminho para a graça e o crescimento espiritual.
Quais as orações você aconselha as pessoas a fazerem nesta época?
  R: Durante a Quaresma, as orações podem servir como pontes poderosas para a conexão espiritual, reflexão e transformação. Aqui estão duas orações que você pode encontrar úteis, uma do contexto cristão e outra de uma perspectiva espiritualista:
Oração Cristã para a Quaresma
  R: Senhor Deus, que neste sagrado período da Quaresma nos convidas à reflexão e ao crescimento espiritual, peço-Te humildemente que me guies em minha jornada de conversão e purificação. Ajuda-me a reconhecer em mim tudo o que me afasta de Ti e fortalece-me para superar as tentações e dificuldades com fé e coragem. Inspira-me a praticar a caridade, o amor e a compaixão, seguindo os ensinamentos de Jesus Cristo. Que eu possa viver cada dia desta Quaresma como uma verdadeira preparação para celebrar a Ressurreição do Senhor com um coração renovado e cheio de gratidão. Amém.
Oração Espiritualista para a Quaresma
 R: Universo infinito, fonte de toda energia e amor, neste período de reflexão e renovação, peço por orientação e clareza em meu caminho espiritual. Que eu possa abrir meu coração para o autoconhecimento, reconhecendo minhas sombras e luzes com compaixão e amor-próprio. Ajuda-me a liberar tudo o que não serve mais ao meu crescimento, fortalecendo minha conexão com o divino e com todos os seres. Que eu cultive a gratidão, a paz e a harmonia em minha vida e no mundo ao meu redor. Que assim seja, e assim será.
 - Essas orações refletem a intenção de crescimento, purificação e conexão espiritual, ressoando com os temas da Quaresma de reflexão, renúncia e preparação para a renovação.
Há cores específicas de roupas ou rituais que as pessoas devem e podem fazer neste período?
 R: Algumas práticas energéticas, simpatias e o uso de cores específicas podem ser incorporados ou evitados como formas de honrar essa época de renovação e reflexão.
Rituais Energéticos e Simpatias
 R: Limpeza Energética do Lar: Realizar uma limpeza energética em sua casa pode ajudar a remover energias estagnadas e promover um ambiente de paz e serenidade. Isso pode ser feito com a queima de ervas sagradas como sálvia branca, palo santo, ou através do uso de incensos naturais.
 - Banho de Purificação: Um banho de purificação com sal grosso e ervas como alecrim, lavanda ou manjericão pode ajudar a limpar a aura e fortalecer o campo energético. Intencionar a limpeza e renovação enquanto se banha pode potencializar o efeito.
 - Meditar e Orar: Dedicar um tempo diário para a meditação e oração, focando na conexão espiritual e na intenção de crescimento e purificação interior, pode ser particularmente poderoso durante a Quaresma.
Cores de Roupas
  R: O uso de cores específicas pode refletir intenções e estados de espírito, atuando como um suporte visual para os objetivos espirituais da Quaresma.
Roxo: Tradicionalmente associado à Quaresma na tradição cristã, o roxo simboliza penitência, preparação e reflexão espiritual. Usar roxo pode ajudar a manter a consciência da jornada de renovação.
Branco: Cor da pureza, limpeza e ressurreição. Usar branco, especialmente na Semana Santa, pode simbolizar a limpeza interior e a renovação espiritual.

Verde: Simboliza esperança e renovação. O verde pode ajudar a manter o foco no crescimento e na transformação que se busca durante este período.
Alguns centros espíritas fecham as portas nesta época, quais as razões?
 R: É comum centros de mesa branca ou que não tenha a chamada guarda, ou porteira de Exus fecharem suas portas pois, uma vez não tendo proteção energética equivalente ou superior as energias do período o risco de um ataque energético é muito grande.
 - Já dentro de várias vertentes de umbanda o trabalho segue normalmente.
 Considerações finais
 R: Não é aconselhável, comer peixe na quaresma, embora seja uma das comidas mais apreciadas e permanente na mesa de várias famílias, dentro dos ritos de magia negativa, trabalha-se muito com esse item. E isso não se dá apenas para os peixes que possuem espinhas, sim para todos. Por que isso? O peixe nada é ligeiro, algumas vezes nada em círculo, não consegue nadar sozinho é facilmente influenciado, e devido ser uma das épocas em que a comida mais consumida é o peixe, magias através dos alimentos também são feitas com o alimento. Então, tenha cuidado!

Sobre:
Kelida Marques é Psicóloga e Especialista em espiritualidade, ministra palestras e dá diversos cursos. Aos 11 anos, foi iniciada na leitura do baralho cigano por uma cigana de um acampamento local, uma experiência que aprofundou sua conexão com a espiritualidade e moldou seu destino tendo aprendido a ler cartas.

Redes sociais: 
Instagram: Kelidaoficial
Youtube: https://www.youtube.com/@CiganaKelida


por João Costa 
@joaocostaooficial

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp