27/03/2024 às 11h33min - Atualizada em 28/03/2024 às 00h10min

Sessão gratuita do filme “A Paixão Segundo G.H.” seguida de debate com o cineasta e elenco

A Nave Coletiva e Cine Ninja apresentam obra de Luiz Fernando Carvalho

Henrique Aragão
https://midianinja.org
Mídia Ninja

São Paulo, 27 de março de 2024-A Nave Coletiva, sede da Mídia NINJA localizada na Rua José Bento, 106, Cambuci, São Paulo (SP),  em parceria com o Cine Ninja, tem o prazer de anunciar uma sessão gratuita do filme “A Paixão Segundo G.H.”, dirigido pelo renomado cineasta Luiz Fernando Carvalho.

A exibição será no dia 10 de abril, quarta-feira, às 19h. A sessão será seguida por um debate com a presença do cineasta Luiz Fernando Carvalho, da roteirista Melina Dalboni e da crítica literária Yudith Rosenbaum .

A Paixão Segundo G.H. é uma adaptação do livro homônimo de Clarice Lispector e tem como protagonista Maria Fernanda Candido. O filme já foi exibido em importantes festivais nacionais e internacionais, estreando mundialmente em Portugal em 14 de fevereiro.

Luiz Fernando Carvalho se dispôs a traduzir uma obra literária clássica para o cinema como uma necessidade de se envolver com uma escrita radical, que o conduziu a uma experiência desconhecida. “Dentro desta experiência pude me colocar diante de meus limites, ter a coragem de enfrentá-los sem qualquer garantia em troca, constatando neste gesto até minha própria incapacidade de filmar aquilo”, afirma.

Para os próximos meses, o diretor destaca que "GH" foi selecionado para o Festival de Rotterdam, o que possibilitou que fosse visto por curadores de diversas partes do mundo e estreasse com sucesso em Portugal. Atualmente, o filme está em sua sétima semana em cartaz, um feito significativo para uma produção brasileira de baixo orçamento.

“Tem sido um enorme aprendizado de como devemos pensar o cinema independente atualmente, de como fazer com que o cinema independente assuma a missão de resistência cultural diante de um mercado que segue sendo cada vez mais um representante dos interesses e corporações americanas, que invadem nossas salas, expulsam nossos filmes semanalmente. Pensar além do filme em si é algo que me interessa muito. Talvez surja daí a linguagem do próprio filme. Uma linguagem que vai na contracorrente das narrativas hegemônicas”, conclui o diretor..

A sessão do filme coincide com os 60 anos da primeira edição do livro de Clarice Lispector, uma das obras mais prestigiadas da autora, publicada em 1964 em meio à ditadura militar no Brasil.

Sinopse do Filme:

Ambientado no Rio de Janeiro de 1964, “A Paixão Segundo G.H.” narra a jornada de G.H., uma escultora da elite de Copacabana, que decide arrumar seu apartamento após o término de uma paixão. Ao se deparar com uma barata no quarto de serviço, G.H. é levada a uma profunda reflexão sobre sua própria existência e os preconceitos enraizados na sociedade. Baseado na obra de Clarice Lispector, o filme questiona as convenções sociais que aprisionam o feminino até os dias atuais.

Ficha Técnica

Direção: Luiz Fernando Carvalho

Elenco: Maria Fernanda Candido e Samira Nancassa

Roteiro: Luiz Fernando Carvalho e Melina Dalboni

Empresa Produtora: Paris Entretenimento, LFC Produções, República Pureza Filmes e Academia de Filmes

Produção: Luiz Fernando Carvalho, Paulo Roberto Schmidt, Marcio Fraccaroli, Veronica Stumpf e Marcello Ludwig Maia

Empresa Coprodutora: Elenora Granata

Desenho de Produção: João Irênio, Thanara Schönardie e Mariana Villas-Bôas

Direção de Fotografia: Paulo Mancini e Miqueias Lino

Figurino: Thanara Schönardie

Cenografia: Mariana Villas-Bôas

Caracterização: Eduardo Bellini, Luigi Custódio e Neandro Ferreira (Visagismo)

Assistente de direção: Kity Féo

 

A entrada é gratuita, mas é necessário se inscrever previamente no Portal da Floresta Ativista através do link

Para mais informações sobre a Nave Coletiva e suas atividades, siga-nos nas redes sociais e visite o site.

Redes Sociais:

Hashtags relevantes:

#CineNave #CineNINJA #Sessão #APaixãoSegundoGH #ClariceLispector


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp