27/03/2024 às 11h00min - Atualizada em 28/03/2024 às 00h07min

EnerSys anuncia cinco novidades em baterias e carregadores para logística

São elas: bateria de lítio de alta performance, bateria de chumbo puro, carregador para uso outdoor, carregador para AGVs wireless e sistema de automação para baterias convencionais

Multiconceito Comunicação
Divulgação - assessoria de imprensa
A EnerSys, líder global em armazenamento de energia industrial, anunciou uma série de inovações que prometem movimentar o mercado de logística: bateria de lítio de alta performance; bateria de chumbo puro com performance adicional em relação ao chumbo puro convencional; carregador para uso externo; carregador para AGVs wireless; e sistema de automação para baterias convencionais.

Com essas novidades, anunciadas durante a Intermodal 2024, em São Paulo, a empresa busca oferecer soluções mais eficientes, confiáveis e adaptáveis para a área de movimentação de materiais. Confira mais detalhes com Paulo Scholze, gerente geral da América do Sul, e Daniel Almeida, gerente de marketing da EnerSys.

Aplicações leves, médias e pesadas
Fabricante com longa tradição no país, estabelecida em Guarulhos, SP, a EnerSys atende a indústria brasileira em toda a sua extensão. “Nossa estratégia é oferecer tecnologias que abrangem todos os segmentos de mercado, adaptando-nos às necessidades específicas de cada aplicação. O Grupo Enersys está se consolidando cada vez mais como um provedor de soluções de energia, indo além do papel tradicional de fabricante de baterias”, expõe Scholze.

As aplicações das baterias tracionárias se dividem em leves, médias e pesadas. Para aplicações leves, a EnerSys oferece as baterias tradicionais de chumbo-ácido, fabricadas sob a marca Hawker. Para aplicações médias e pesadas, desenvolveu uma tecnologia de chumbo puro que proporciona alto desempenho nesses cenários, comparável à eficiência de uma bateria de lítio, através da marca NexSys PURE. Já para aplicações de alta intensidade e cargas pesadas, com ciclos de operação exigentes, entra em cena a tecnologia de lítio, através da marca NexSys ION.

“Como provedor de soluções, a Enersys oferece essas três tecnologias e toda a consultoria necessária para que o cliente possa escolher a melhor opção para sua aplicação específica”, acrescenta o gerente geral da América do Sul.

1) Bateria de lítio de alta performance
Quando se fala em bateria de lítio, há duas tecnologias disponíveis. A mais comum é a LFP, de fosfato de íon de lítio, que está no mercado desde o final dos anos 90. A outra é a NMC, de lítio-óxido-manganês-cobalto, um tipo mais novo de fonte de energia que a EnerSys está introduzindo no mercado brasileiro.

As células de NMC possuem uma densidade de energia superior, dessa forma, as baterias oferecem uma significativa redundância, com sistemas de gerenciamento de bateria (BMS) tanto a nível de célula quanto no sistema global, garantindo segurança operacional. Além disso, em termos de manutenção, a flexibilidade operacional é notável, já que é possível substituir apenas uma célula, sem a necessidade de interromper a máquina ou trocar toda a bateria.

Além desses benefícios, a reciclabilidade das baterias NMC supera em muito as tecnologias convencionais atualmente no mercado. Para ilustrar, o custo de reciclagem de uma bateria LFP gira em torno de R$ 3.000,00 por tonelada. Com a tecnologia NMC, devido à capacidade de extração de materiais no final da vida útil da bateria, o custo é reduzido a um terço desse valor. “Portanto, além de oferecer um melhor custo total de aquisição do produto, com a tecnologia NMC, a EnerSys reafirma seu compromisso com a sustentabilidade”, ressalta Scholze.

Almeida complementa que havia uma grande expectativa no mercado sobre a chegada de uma solução da EnerSys para baterias de lítio. Afinal, a empresa é reconhecida mundialmente por sua tecnologia e qualidade. “É fundamental estarmos presentes nesse segmento de mercado e estamos entusiasmados ao apresentar essa solução. O tempo que levamos para desenvolvê-la foi valioso, pois nos permitiu realizar uma série de ensaios e testes, garantindo o atendimento às expectativas dos clientes e o cumprimento de todas as normas exigidas. Sabemos que o nosso nome tem um peso significativo, e quando lançamos um produto, os clientes esperam qualidade e conformidade com a legislação”, salienta.

2) Bateria de chumbo puro com sistema ATP
A tecnologia ATP representa uma verdadeira inovação no mercado de baterias convencionais, pois possui um sistema de refrigeração que permite maior rapidez no carregamento, proporcionando ao cliente um desempenho superior ao longo do dia de trabalho em operações logísticas.

Projetadas para aplicações de alto volume, estas baterias livres de manutenção oferecem um aumento de até 50% na disponibilidade diária de energia em comparação com as baterias padrão e até 168% a mais do que as tradicionais de chumbo-ácido.

Em algumas aplicações específicas, essa tecnologia demonstrou desempenho até superior ao das baterias de lítio. Um exemplo disso são as câmaras frias, onde observou-se maior autonomia com essa tecnologia. “É fundamental oferecer aos nossos clientes uma variedade de opções tecnológicas, o que permite identificar a solução mais adequada para cada aplicação específica, levando em consideração o custo-benefício e o desempenho”, complementa Almeida.

3) Carregador para uso externo
A terceira inovação é o carregador para uso externo, que resolve um problema comum na conversão de máquinas de combustão para elétricas: a exposição às condições climáticas em locais abertos.
“Observamos uma crescente tendência de eletrificação de equipamentos, carros elétricos e uma variedade de outras máquinas. A Enersys responde a essa demanda do mercado com um carregador que pode ser colocado ao ar livre, permitindo que empilhadeiras operem tanto em ambientes internos quanto externos nos armazéns logísticos”, explica Shcolze.

4) Carregador wireless para AGV
O carregador wireless representa uma solução efetiva para uso de AGVs, contribuindo para a automação completa das plantas industriais. O uso de contatos mecânicos para o carregamento aumenta a probabilidade de manutenção e intervenção por parte dos operadores. Além disso, há o risco de superaquecimento e danos durante a operação. Por isso, a EnerSys desenvolveu esse carregador sem fio, que garante uma operação completamente automatizada e livre de riscos.

Outra vantagem é o aumento da produtividade e da agilidade, pois é possível usar esse tipo de carregamento em pontos estratégicos da planta e carregar vários equipamentos ao mesmo tempo, incluindo diferentes tecnologias de baterias. Isso proporciona maior flexibilidade e uma operação muito mais otimizada.

5) Sistema de monitoramento de baterias
Um dos aspectos críticos é que a vida útil da bateria está diretamente ligada à operação e ao cuidado dispensado durante toda a sua vida útil. Para otimizar isso, a EnerSys desenvolveu um sistema de automação que permite ao operador acessar todas as informações de desempenho da bateria.

Isso possibilita um gerenciamento eficaz e fornece indicadores para cuidar melhor da bateria, prolongando sua vida útil. “Devido à sua confiabilidade, quando a bateria sai de fábrica equipada com o sistema Hawker Smart, a Enersys oferece um ano adicional de garantia aos clientes, totalizando quatro anos”, diz Scholze.

Abrangência
Além do Brasil, a Enersys tem operações estabelecidas na Argentina e no Chile, onde possui fábricas e oferece suporte técnico e comercial para seus clientes em toda a região da América do Sul. A fábrica, situada em Guarulhos, SP, é moderna e recebeu investimentos significativos da ordem de 7 milhões de dólares, o que a posiciona como uma das instalações mais avançadas na produção de baterias em toda a América Latina.

Com presença em mais de 100 países, a EnerSys fornece soluções de armazenamento de energia para as áreas de logística, transporte e armazenagem, redes de comunicação, banda larga via cabo, energias renováveis, energia industrial e serviços públicos, proteção e segurança, data centers, médica, aeroespacial e defesa.

Sobre a EnerSys: https://www.enersys.com/pt-br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp