27/03/2024 às 08h17min - Atualizada em 28/03/2024 às 00h01min

L'Étape Brasil volta para nova edição em Cunha, que passa por "boom" em investimentos imobiliários

Uma das principais competições de ciclismo amador do mundo será realizada novamente em Cunha e a cidade volta a ficar em evidência; com diversas atrações culturais e belas paisagens, o município tem recebido grandes investimentos imobiliários

Redação
Divulgação

Por mais um ano, a cidade de Cunha (SP) foi escolhida para sediar uma etapa do L'Étape Brasil by Tour de France, um dos maiores eventos de ciclismo amador da América Latina. O município paulista já sediou a competição por três anos consecutivos, entre 2015 e 2017, e voltou a receber em 2023.

A nova edição do L'Étape Brasil será realizada de 5 a 7 de abril, abrindo a edição de 2024 no Brasil, que depois terá ainda as etapas Rio (de 28 a 30 de junho) e Campos do Jordão (27 a 29 de setembro). Em Cunha, o evento esportivo terá o percurso curto, de 59 km, e o percurso longo, de 110 km.

O L'Étape Brasil promove provas de ciclismo amador com o objetivo de apresentar aos participantes uma experiência parecida com a que ocorre com o Tour de France, a maior competição de ciclismo do mundo.

A cidade de Cunha já se ambientou com o campeonato, que realiza uma grande projeção ao município e vice-versa. A atividade acaba trazendo retorno financeiro para a cidade não só nos dias do evento, mas ao longo de todo o ano.

Marcada como a primeira cidade a viver a experiência do Tour de France, as edições recorrentes do L'Étape Brasil estão tornando a cidade do interior paulista um polo do ciclismo. O público durante cada edição tem aumentado e os atletas se sentem incentivados e mais motivados para encarar as subidas e descidas montanhosas.

Artur Zaltsman, CEO da Zaltsman, incorporadora brasileira alinhada aos princípios de construções sustentáveis e designs assinados, argumenta que eventos desta natureza acabam se tornando mais uma oportunidade de internacionalizar Cunha.

“A cidade já é conhecida internacionalmente por causa da cerâmica. Inclusive, ela tem o apelido de Capital da Cerâmica. E agora com a frequência de eventos como o L'Étape Brasil, Cunha também vai adquirindo reconhecimento pelo cicloturismo, por exemplo”, destaca.

 

Atrações de Cunha

Pode-se dizer que Cunha é uma cidade privilegiada. Localizada a pouco mais de 220 km da capital paulista, o município se destaca por também estar na divisa com o Rio de Janeiro. Através do local, os turistas conseguem acessar Paraty, por exemplo, que está a cerca de 45 km.

Conhecida como “mar de morros”, Cunha tem vários destinos turísticos para os amantes de paisagens naturais e passeios ecológicos. A região é uma das 12 estâncias climáticas de São Paulo, que são locais com climas amenos (temperatura média das máximas no verão, até 25º C, por exemplo) e ideais para passeios.

Ainda no quesito de riquezas naturais, Cunha tem o Pico da Pedra da Macela, as Cachoeiras, Parque Florestal (remanescente da mata atlântica) e trilhas como a Caminho do Ouro, da Estrada Real.

O município conta ainda com festas religiosas, como a Festa do Divino, e diversas atrações culturais como o Festival de Verão, Festa do Pinhão (Cunha é a maior produtora de pinhão de SP) e mais.

Outra peculiaridade é que Cunha é uma das cidades com o maior número de Fuscas do país. A questão se deve ao fato de que Cunha tem muitos morros e ladeiras e, por causa disso, nem todos os veículos conseguem trafegar. Além disso, muitas ruas têm paralelepípedos, o que aumenta a complexidade e faz do Fusca um carro tão útil.

Artur Zaltsman comenta que todas estas questões têm feito de Cunha não só um importante destino para turismo, mas também para moradia. A pandemia iniciou um movimento migratório que tirou pessoas de grandes centros e as levou para o interior do país.

“Muita gente começou a enxergar que não valia mais a pena morar em um local com um trânsito complexo, criminalidade alta e um custo de vida muito caro. Então principalmente para quem tinha a opção de atuar 100% no modelo home office, sair das capitais acabou virando uma decisão fácil”, argumenta.

 

Investimentos imobiliários em Cunha

O êxodo urbano foi constatado por pesquisas como a “Viver em São Paulo: Qualidade de Vida”, divulgada no ano passado pela Rede Nossa São Paulo. De acordo com o levantamento, em 2022 pouco mais de 60% dos moradores entrevistados deixariam a capital paulista se pudessem. A título de comparação, o número era de 57% em 2021.

O interesse das pessoas em sair das metrópoles acaba abrindo novas oportunidades de investimento. Uma pesquisa de 2023 da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), com base em dados da GeoBrain, avaliou que municípios como Piracicaba e São José do Rio Preto tiveram aumento de 38% e 23%, respectivamente, no preço médio do metro quadrado. Um dos fatores que explica a alta é justamente o aumento da procura de imóveis.

Por todos as qualidades citadas, Cunha também tem passado por seu próprio movimento de alta nos investimentos imobiliários. E um dos maiores projetos neste sentido é o da Gaia Residence, um empreendimento com cerca de 4400m² totais, sendo 1700m² de área construída.

Desenvolvido pela Zaltsman, o condomínio combina arquitetura, clima e paisagem de Cunha. Artur Zaltsman explica que o Gaia Residence é alinhado aos princípios de construções sustentáveis.

“O projeto terá soluções sustentáveis como sistema fotovoltaico, madeiras com selo verde, compostagem orgânica, sistema biodigestor, tijolo ecológico e mais. O objetivo é combinar toda a opulência de um grande projeto arquitetônico com uma forma harmoniosa de viver com a natureza”, diz o CEO.

O empreendimento será assinado por Silvio Oksman, arquiteto especialista em patrimônio e responsável pelo projeto do condomínio fechado que se inspirou justamente na exaltação da natureza.

Artur Zaltsman acrescenta que o Gaia Residence leva em consideração questões como a altitude de Cunha e o crescente movimento turístico, causado por eventos como o L'Étape Brasil.

“Cunha é uma cidade fundada em 1724, ou seja, que completou três séculos de história, e que agrega valores tradicionais e modernos ao mesmo tempo. Aliando contemporâneo e antigo está ainda a natureza, uma vez que ela tem diversas paisagens que são visitadas por milhares de pessoas todos os anos. Então o Gaia Residence tem tudo a ver com Cunha e Cunha tem tudo a ver com o Gaia Residence”, finaliza.

 

Sobre a Zaltsman

A Zaltsman é uma incorporadora brasileira que chega ao mercado para impactar positivamente o mundo dos empreendimentos imobiliários. 

A empresa nasce trazendo a experiência de sucesso iniciada há três gerações, quando o Dr. Artur Zaltsman fundou a Imobiliária Rony, a primeira de Guaratinguetá (SP), que cresceu em atuação e serviços oferecidos. 

Agora, sob o comando de Artur Zaltsman Neto, a vocação familiar se renova, alinhada com os princípios de construções sustentáveis, excelência nos projetos, designs assinados e localizações exclusivas.

Acesse:

https://gaiaresidence.com.br/ 

https://www.instagram.com/gaia.residence/ 

https://www.instagram.com/zaltsman.empreendimentos/ 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp