26/03/2024 às 12h03min - Atualizada em 27/03/2024 às 00h10min

Plataforma educacional oferece testes vocacionais gratuitos baseados na Teoria das Inteligências Múltiplas

Plataforma educacional oferece testes vocacionais gratuitos baseados na Teoria das Inteligências Múltiplas

ADS Comunicação Corporativa
Foto divulgação - Freepik

Por meio de perguntas simples e intuitivas, testes da Quero Bolsa ajudam alunos a identificar profissões que estão de acordo com o perfil do estudante, suas aptidões e interesses

Escolher uma carreira pode ser uma decisão difícil e desafiadora para os estudantes. Com tantas opções disponíveis, é crucial que os jovens saibam identificar seus interesses, habilidades e aptidões para encontrar o curso ideal.  Nesse sentido, o teste vocacional é uma ferramenta valiosa para ajudar no processo de tomada de decisão. Tanto que o Google recebe, em média, 135 mil buscas pela frase ‘teste vocacional’ por mês. Pensando nisso, a plataforma Quero Bolsa desenvolveu uma série de testes vocacionais, tanto generalista quanto focados em cursos específicos, com base na Teoria das Inteligências Múltiplas. O sucesso da ferramenta foi tanto que, desde seu lançamento em 2017, foram realizados mais de 7,33 milhões de testes. Apenas nos últimos cinco meses, a página chegou a receber mais de 3,58 milhões de visitas.

De acordo com o psicólogo Asafe Santana, da Clínica de Psicologia Viviana Madisson, os testes vocacionais são métodos úteis para delimitar as áreas de atuação de acordo com os aspectos gerais trabalhados no processo da escolha, estimulando o autoconhecimento, posteriormente, comparando as características do aluno com as características das profissões, como área de atuação no mercado de trabalho, pré-requisitos necessários para atuação, competências e habilidades. Ele ainda esclarece que o modelo hexagonal, proposto pelo renomado psicólogo norte-americano Howard Gardner, ajuda a compreender as preferências profissionais das pessoas, sendo eles: realista (R), investigativo (I), artístico (A), social (S), empreendedor (E) e convencional (C). 

“Esses são traços considerados como expressões da personalidade, bem como dos próprios ambientes de trabalho, significando que as pessoas tendem a buscar ambientes que permitam exercer suas habilidades e expressar seus valores, assumindo papéis congruentes com seus interesses. Em resumo, a teoria proposta por Gardner oferece uma ferramenta útil para o autoconhecimento e a escolha profissional, ajudando as pessoas a identificarem seus tipos vocacionais predominantes e a buscarem carreiras que estejam alinhadas com suas habilidades, valores e interesses”, explica.

A estudante Vitória Albuquerque, 23 anos, é uma das muitas que teve dúvidas na hora de escolher sua graduação. Sua preocupação era encontrar um curso que seria compatível com seus gostos e habilidades. Para ajudar na decisão, ela fez o teste vocacional da Quero Bolsa. “O resultado do teste traçou um perfil com informações sobre mim e áreas que eu teria mais afinidade que facilitaram a minha escolha. Pude reconhecer a minha vocação pela área de idiomas, leitura e escrita, e possíveis caminhos profissionais que poderia seguir depois da conclusão do curso. O Teste Vocacional da Quero Bolsa ajuda em orientar e definir as melhores opções de acordo com a sua aptidão”, avalia. 

A ferramenta também foi útil para a estudante de enfermagem Maria Lucia Vieira Cândido, 58. Ela afirma que o teste vocacional ajudou a confirmar sua vocação para área da saúde e mostrar outras opções de cursos que poderia seguir, como nutrição e odontologia. “Eu recomendo o teste porque ele ajuda a dar um direcionamento, uma sugestão para o candidato que estiver indeciso”, observa.

Para quem pretende realizar o teste, o psicólogo indica que, no dia anterior, o aluno tenha uma boa noite de sono e esteja alimentado, pois esses fatores contribuem nos níveis de concentração e no bom desempenho. “Durante o teste, o aluno deve ser o mais sincero possível em suas respostas, lembrando que não existem respostas certas ou erradas, pois a pessoa está descrevendo sobre si. Também é importante ler as instruções com atenção e tirar suas dúvidas com o avaliador, caso não compreenda alguma questão”, recomenda. 

A Quero Bolsa incentiva todos os estudantes a aproveitarem os benefícios do teste vocacional gratuito para ajudá-los a traçar um caminho profissional de sucesso. Além do teste geral, foram desenvolvidos testes vocacionais dos cursos mais buscados pelos estudantes, como Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia de Produção, Farmácia, Fisioterapia, Gestão Comercial, Jornalismo, Letras, Marketing, Nutrição, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Recursos Humanos e Serviço Social. 

Para acessar os testes acesse o site da Quero Bolsa.

Sobre a Quero Bolsa

Parte do grupo Quero Educação, a Quero Bolsa reúne bolsas de estudo em mais de 8 mil parceiros entre faculdades e escolas de todo o Brasil. Até hoje, mais de 1,2 milhão de alunos já se matricularam com as bolsas do site. Além de reunir ofertas em diversas instituições de ensino, a Quero Educação tem alguns outros sites, como: o Mundo Vestibular, o Guia da Carreira e o EaD܂com܂br. Estes sites geram conteúdo e notícias para que os estudantes consigam se informar e tomar as decisões certas para suas carreiras. A Quero Educação também possui o Melhor Escola, site que oferece bolsas de estudo de escolas do ensino básico por todo o Brasil. Para conferir as melhores oportunidades, os candidatos devem acessar o site da Quero Bolsa.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp