25/03/2024 às 09h06min - Atualizada em 26/03/2024 às 00h11min

Inflação PCE dos EUA: Dado deve confirmar mudança de foco do Fed para corte de juros

*Por Thomas Monteiro

assessoria de imprensa Investing.com
br.investing.com
investing.com

"A divulgação de dados de inflação, PIB e mercado de trabalho dos EUA dessa semana ganharam ainda mais importância após a última reunião do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA). Os participantes do Fomc (sigla em inglês para Comitê Federal de Mercado Aberto) deixaram claro, na semana passada, que ainda contam com três cortes de juros neste ano.
 

Isso porque o mercado espera que eles possam apresentar mais pistas sobre o que o Fed busca atingir com o atual rumo da política monetária. A divulgação da terceira e última leitura do PIB do 4º trimestre de 2023 e dos dados dos pedidos por seguro-desemprego ocorre na próxima quinta-feira (28), enquanto o índice de inflação PCE será divulgado no feriado de sexta-feira.
 

Tendo em vista as projeções dos membros do Fed, nota-se que o banco central americano está atualmente mais preocupado com uma possível desaceleração econômica mais pronunciada no segundo semestre, apesar das leituras de inflação ao consumidor mais abrangentes (CPI, na sigla em inglês) saírem acima do esperado. Isso ocorre principalmente porque o PCE e seu núcleo têm se mostrado bastante positivos esse ano, o que tem dado alguma segurança para Jerome Powell, presidente do Fed, e companhia.
 

Imagem 1: Evolução mensal do índice PCE dos EUA (Fev/2022 a Jan/2024)

Fonte e elaboração: br.investing.com
 

Lembrando que o núcleo do PCE é a medida mais importante para o Fed, uma vez que exclui preços voláteis dos efeitos inflacionários de curto prazo, como os preços dos alimentos e de energia, apresentando uma cobertura mais abrangente de gastos em bens e serviços. A expectativa do mercado é de que o PCE volte a mostrar um recuo após uma leitura mais alta em janeiro, o que deve abrir espaço para uma continuação da política monetária de Powell focando no crescimento como variável-chave.
 

Imagem 2: Evolução mensal do índice do núcleo do PCE dos EUA (Fev/2022 a Jan/2024)

Fonte e elaboração: br.investing.com
 

Caso isso aconteça, a probabilidade é que o banco central dos EUA vire mais uma vez sua atenção para a manutenção de um mercado de trabalho robusto, o qual tem mostrado seus primeiros sinais de enfraquecimento. Lembrando que o Fed, diferentemente do Banco Central Europeu (BCE), ou do brasileiro – possui um mandato duplo de estabilidade de preços e busca pelo pleno-emprego.
 

Não acredito haver grande risco de o PCE mudar o rumo do mercado a este ponto – salvo uma enorme surpresa, o que parece bastante improvável. Além disso, devemos lembrar que o dado sairá durante o feriado de Sexta-Feira Santa, quando o mercado estará fechado. Ou seja, teremos bastante tempo para digerir quaisquer números antes de a bolsa abrir novamente na segunda-feira 1º de abril".
 

*Thomas Monteiro é estrategista-chefe do Investing.com
 

Confira a expectativa do mercado para as próximas decisões da taxa de juros do Fed no Monitor do br.investing.com.
 

Sobre Nós
O Investing.com é uma plataforma de mercados financeiros disponível em 44 idiomas, que oferece dados em tempo real, cotações, gráficos, ferramentas financeiras, notas e análises cobrindo 250 bolsas mundiais. Com mais de 21 milhões de usuários mensais e mais de 180 milhões de sessões, o site Investing.com é um dos três maiores sites financeiros mundiais, de acordo com o SimilarWeb e a Alexa.

Com mais de 300.000 instrumentos financeiros, o site Investing.com oferece acesso ilimitado a ferramentas de mercado financeiro avançadas, como cotações e alertas em tempo real, carteiras personalizadas, alertas pessoais, calendários, calculadoras e informações financeiras — totalmente grátis.

Além das bolsas de valores mundiais, o site Investing.com também abrange commodities, criptomoedas, índices mundiais, moedas globais, títulos, fundos e taxas de juros, futuros de ETF e opções.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp