25/03/2024 às 11h33min - Atualizada em 26/03/2024 às 00h08min

Estudo revela perfil de compra das mulheres no setor automotivo

Pesquisa da Webmotors aponta que 71% das mulheres desejam comprar ou substituir seu automóvel; Principal motivo para a troca é melhorar a qualidade de vida ou o padrão do veículo atual, segundo dados do Webmotors Autoinsights

Assessoria de Imprensa
Webmotors/Divulgação

São Paulo, março de 2024 – A Webmotors, o maior ecossistema automotivo do país e principal portal de negócios e soluções para o segmento, apresenta nova pesquisa que analisa o perfil de compra das mulheres no setor automotivo brasileiro. O estudo revela que 71% das entrevistadas têm a intenção de adquirir ou trocar de veículo, segundo dados do Webmotors Autoinsights.

Entre as respondentes que desejam comprar ou substituir seu veículo, 64% almejam um carro e 7% querem uma moto; 37% planejam realizar a aquisição nos próximos 12 meses, enquanto 33% têm como meta efetuar a troca ainda em 2024. Com relação à frequência de troca, 20% das mulheres levam três anos para substituir seu veículo, ao passo que 19% demoram seis anos ou mais.

Entre os motivos para a troca de carro, as mulheres elegeram em primeiro lugar a busca por uma melhoria na qualidade de vida ou no padrão do veículo atual (56%), seguida da necessidade de um carro maior (23%) e da compra de um automóvel que acomode todos os membros da família (16%).

Dados: Webmotors/Webmotors Autoinsights
 

Quanto aos atrativos de um veículo, 90% das entrevistadas classificam o conforto como o principal atributo procurado em um carro, seguido por economia e desempenho (79%) e uma boa avaliação em segurança (60%).
 

Categorias, marcas e cores preferidas das mulheres

No que se refere às categorias de carro mais apreciadas para a próxima compra, os sedãs lideram com 54% da preferência, seguidos por SUVs (47%) e hatches (24%). Entre as marcas preferidas das consumidoras brasileiras aparecem Chevrolet (14%), Fiat (12%) e Toyota (11%). As cores favoritas são preta (34%), branca (21%) e prata (20%).

 

Dados: Webmotors/Webmotors Autoinsights
 

"A mudança de comportamento das mulheres no segmento automotivo reflete uma transformação significativa na sociedade, segundo a qual assumimos um papel cada vez mais protagonista nas decisões de compra", afirma Natalia Spigai, CMO da Webmotors. “Estamos comprometidos em acompanhar de perto essas tendências e oferecer uma experiência personalizada que atenda às demandas específicas desse público, desde a escolha do modelo até o suporte na rotina de uso do veículo.”

O levantamento da Webmotors foi realizado em parceria com a QuestionPro e contou com a participação de 700 mulheres, predominantemente com idade entre 25 e 34 anos (37%), curso superior completo (36%), casadas (55%), mães (71%), residentes na região sudeste (42%) e proprietárias de um veículo (80%).

 

Sobre a Webmotors   
 

A Webmotors (www.webmotors.com.br) foi a primeira marca brasileira a inovar na forma de comprar e vender carros e é o principal ecossistema automotivo, que engloba desde a compra, venda e uso do veículo, oferecendo soluções completas para o segmento no Brasil. Fundada em 1995, Webmotors foi pioneira na inovação do marketplace online automotivo e continua a definir o padrão para compra, venda e pesquisa online automotiva.

Em 2002, o Grupo Santander Brasil se juntou à Webmotors como seu principal parceiro e, em abril de 2013, a empresa deu boas-vindas à carsales.com Ltd., que adquiriu uma participação de 30%. Desde então, a empresa de tecnologia australiana contribuiu para a aceleração do crescimento da Webmotors e, em março de 2023, a carsales.com Ltd. aumentou sua participação acionária na Webmotors para 70%. O Santander mantém os outros 30%, além da exclusividade comercial, sendo o parceiro de crédito, seguros e soluções financeiras para transações feitas por meio da plataforma da Webmotors.

 

Informações para a imprensa – Webmotors 

 

RPMA Comunicação (www.rpmacomunicacao.com.br)

Jaqueline Nunes - [email protected]

(13) 98821-0853

João Pedro Ribeiro - [email protected]

(11) 98151-3704

 

Relações com a imprensa – Santander Brasil

www.santander.com.br 

Felipe Guimarães: [email protected] 

(11) 3553-5157 


 
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