25/03/2024 às 15h32min - Atualizada em 26/03/2024 às 00h05min

Positivo Casa Inteligente ensina a criar cenas com dispositivos conectados para automatizar rotinas e facilitar a vida do usuário

Produtos de smart home podem ser usados de forma integrada a partir de uma simples conexão wi-fi e de um aplicativo gratuito; entre as possibilidades que dão mais conforto aos consumidores estão agendamentos de ações simultâneas, predefinições de atividades diárias fixas e criações de eventos pontuais para momentos de entretenimento

Assessoria de Imprensa
Imagem: Divulgação / Positivo Casa Inteligente
Os dispositivos inteligentes são equipamentos desenvolvidos para entregar muito mais do que um benefício pontual ao consumidor. A tecnologia embarcada nesses produtos permite que os usuários os utilizem em conjunto – de maneira integrada e sincronizada – por meio de cenas de automação. Além de proporcionar praticidade e conforto, essa funcionalidade personalizável é ideal para atender as necessidades específicas de cada pessoa, dando a ela uma oportunidade única de tornar sua casa uma verdadeira smart home. Rafael Sczcepanik, gerente de produtos da Positivo Casa Inteligente, plataforma da Positivo Tecnologia que oferece soluções baseadas em Internet das Coisas (IoT) para ambientes conectados, destaca outros diferenciais desse recurso, explica como as cenas podem ser criadas e dá exemplos de aplicações. 

“Ao toque de um único botão, ao simples comando de voz ou mesmo de forma pré-agendada, os usuários ajustam a iluminação de uma casa inteira, a temperatura ambiente, o acionamento de dispositivos de áudio e vídeo, e muitos mais. Tudo isso de forma simples e personalizada”, conta Rafael. “Funções para programar tarefas, ligar e desligar aparelhos e até economizar energia garantem que as atividades diárias entrem em uma programação ideal para cada usuário e se reflita em comodidade e conforto para a família”.

Ecossistema inteligente para toda a casa 

Automatizar rotinas de uma residência a partir de dispositivos inteligentes é uma maneira prática e versátil de facilitar o dia a dia da casa, economizar tempo e até mesmo dinheiro. Para isso, é fundamental ter um ecossistema eficiente. Com poucos equipamentos conectados já é possível realizar a integração entre os produtos e criar um ambiente integrado.

“Produtos inteligentes, como smart lâmpadas, smart plugs e smart controles são alguns dos itens que servem como porta de entrada para quem quer dar os primeiros passos nessa jornada. Além de práticos e intuitivos, estão disponíveis no mercado apreços acessíveis e podem ser alocados em qualquer parte da casa”, conta Rafael. “Essa pode ser considerada a base para a automação residencial, e o usuário tem a opção de expandir seu ecossistema conforme sua necessidade. Atualmente, por menos de R$100 já é possível adquirir os dispositivos de entrada nessa jornada”.

A Smart Lâmpada é um item que tem utilidade em qualquer espaço e oferece inúmeras opções de customização. Ela pode ser controlada via app, comando de voz e até por interruptores inteligentes, com o diferencial de oferecer outras funcionalidades relacionadas ao brilho, temperatura e cores. ”As lâmpadas são as maiores coringas dentro do ecossistema de smart home. Além de baratas e extremamente personalizáveis, são facilmente integradas em cenas com outros dispositivos”, destaca o especialista da Positivo Casa Inteligente.

Já o Smart Controle Universal permite ao usuário utilizar todos os controles remotos de aparelhos infravermelhos – como TVs, ares-condicionados e setup-boxes – a partir do aplicativo gratuito do celular, facilitando o acesso a esses equipamentos,
criando comandos para ligar e desligar os dispositivos e até permitindo acioná-los em programações já definidas, como ligar a televisão em um canal específico com um volume determinado. 

Por fim, o Smart Plug, adiciona recursos inteligentes a dispositivos comuns, podendo ser conectado facilmente a ventiladores, cafeteiras e outros produtos da rotina de milhões de brasileiros. “O Smart Plug dá ao consumidor a possibilidade de, por exemplo, ligar ou desligar seus equipamentos de forma remota ou em horário predefinidos. Além disso, no caso do modelo da Positivo Casa Inteligente, monitora o consumo de energia para melhor planejamento financeiro”, completa Rafael.

Uso sincronizado dos dispositivos e com diversas possibilidades de acesso

A integração entre os dispositivos inteligentes permite que o consumidor acione os produtos de maneira simples e até automática. “Pelo aplicativo da Positivo Casa Inteligente, o usuário tem todos os controles necessários, inclusive a possibilidade de comando de voz. As cenas podem ser criadas, ajustadas e otimizadas para criar momentos que atendam pontualmente as necessidades de cada usuário”. 

O uso em conjunto dos dispositivos é realizado por meio de uma conexão Wi-Fi de 2.4GHz, que permite que o sinal chegue aos equipamentos mais distantes do roteador. Rafael destaca que “por ser uma conexão abrangente, ela permite que as soluções se comuniquem melhor e coordenem as operações de forma eficiente, resultando em uma experiência fluida para os usuários”. 

Além disso, as plataformas de automação residencial, como Google Home e Amazon Alexa, também otimizam os processos e funcionam como intermediárias de controle dos dispositivos, seja via aplicativo ou comandos de voz. “Essa abordagem baseada em Wi-Fi facilita a configuração e a gestão dos dispositivos, tornando a automação residencial mais acessível e intuitiva”.

Opções versáteis de cenas personalizadas

Rafael Sczcepanik explica que o primeiro passo para a criação de cenas é entender as necessidades do cada usuário e selecionar os produtos disponíveis que vão oferecer um benefício prático nessa tarefa. Por exemplo, uma cena bastante comum é a chamada “hora de dormir”, em que com um único clique o consumidor desliga todas as smart lâmpadas da casa e os produtos conectados ao Smart Controle, e automaticamente acende as lâmpadas de parte externa de casa.

No aplicativo gratuito da Positivo Casa inteligente o usuário pode criar essa e outras rotinas com muita facilidade, e sem a ajuda de um técnico. Basta acessar a aba ‘Rotinas’ na barra inferior do app, clicar no botão ’Nova Rotina’ e ativar o ’Modo Cena’. Depois, clicar em ’Executar um Dispositivo’, selecionar o equipamento que deseja utilizar. Em seguida, escolher as ações que serão realizadas e finalizar no botão ‘Salvar’. Ao terminar todas os ajustes, o usuário deve dar um nome à cena, escolher uma imagem ilustrativa e salvar novamente. Pronto! A cena personalizada já está criada e pronta para ser colocada em prática”.

Entre outros exemplos de cenas que podem facilitar a rotina dos usuários, o executivo destaca ‘hora de despertar’, em que a iluminação simula o nascer do sol – com a possibilidade de ajustar o aumento gradual do brilho; a ‘hora do trabalho presencial’, que liga o Smart Robô Aspirador, e desliga as lâmpadas e a TV conectada ao Smart Controle Universal; a ‘hora do cinema em casa’, que liga TV e a Smart Fita LED e Smart Lâmpada – ambas com temperatura e cores personalizadas ; a ‘hora da leitura’, que desliga a lâmpada convencional pelo Smart Bocal e acionar a Smart Luminária de Mesa, e a ‘hora de sair de casa’, que apaga todas as lâmpadas e desliga os itens conectados no Smart Plug.

“São infinitas possibilidades de cenas, e os usuários podem usar a criatividade para criar a sua preferida – seja para ajudar nos cuidados com o pet, para arrumar a casa ou mesmo para torcer pelo seu time preferido”, destaca o especialista.

Mais informações sobre a Positivo Casa Inteligente e seus produtos estão disponíveis no site oficial da marca. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp