21/07/2023 às 00h27min - Atualizada em 21/07/2023 às 00h27min

Inaugurada a primeira, de 45 Unidades de Educação

Construído com técnicas modernas de sustentabilidade, o Centro de Educação Infantil (CEI) Lygia Fagundes Telles, na região do Campo Limpo, Zona Sul da capital, foi inaugurado na terça-feira (11/7) pelo prefeito Ricardo Nunes. Essa é a primeira de um pacote de 45 unidades educacionais que a Prefeitura de São Paulo irá entregar até o fim desta gestão, dentro do previsto no Programa de Metas 2020-2024.
Tanto a homenagem a Lygia Fagundes Telles, uma das maiores escritoras brasileiras, morta em abril de 2022, quanto o respeito ao meio ambiente foram lembrados pelo prefeito na inauguração da creche, que atenderá cerca de 200 alunos de 0 a 3 anos, na fase crucial da vida da criança, pois é quando ocorre um rápido crescimento e desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social.
“Essa construção foi feita com o reaproveitamento da água da chuva, placa solar, uma questão de sustentabilidade muito importante”, disse. “E ainda temos a oportunidade de homenagear a nossa querida Lygia Fagundes Telles, que foi um exemplo para todo mundo, uma grande escritora, uma pessoa que deu uma contribuição enorme para educação”, completou.
Nunes destacou que o novo equipamento não deixa nada a desejar em relação a unidades particulares e que, pelo terceiro ano consecutivo, a capital não tem criança na fila de espera por vaga em creche.
O CEI tem 965,65 m² de área construída e dois pavimentos, nove salas, sendo três berçários e seis salas minigrupos, brinquedoteca, refeitório, cozinha, lactário (espaço para higienização de mamadeiras e outros alimentos), playground e solário (local para realização de atividades ao ar livre). Além disso, a creche conta com coordenadoria pedagógica, almoxarifado e sanitários infantis.
“Será mais uma opção para nossas crianças em um ambiente estruturado e estimulante para desenvolver todas as habilidades dessa etapa tão rica que é a primeira infância”, afirmou o secretário municipal de Educação, Fernando Padula.
A importância da primeira infância decorre do fato de que esse período estabelece as bases para o futuro desenvolvimento e bem-estar de uma pessoa. Durante os primeiros anos de vida, o cérebro da criança está em constante desenvolvimento e é altamente influenciável pelas experiências e interações que ela tem com o ambiente.
A unidade educacional será administrada pela Organização da Sociedade Civil (OSCs) Nossa Senhora Rainha da Paz do Jd. Fim de Semana. Pelo terceiro ano consecutivo, a Prefeitura manteve a fila de creche zerada. O atendimento é possível graças a parcerias firmadas com cerca de 700 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e à ampliação de vagas nas CEIs já existentes, garantindo atendimento de todas as famílias cadastradas.
Atualmente, há mais de 300 mil crianças de 0 a 3 anos matriculadas nos Centros de Educação Infantil (CEI).

Obra
Executadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), as obras contaram com um investimento de R$ 4,8 milhões nas intervenções e os trabalhos geraram mais de 93 empregos na construção civil. A edificação também atende às normas de acessibilidade vigentes, com elevador, rampas de acesso, piso tátil, corrimão e sinalização em braile.
“As nossas crianças precisam do nosso carinho, do nosso cuidado e da nossa atenção para que cresçam confiando em tudo aquilo que a gestão pública tem feito”, apontou o secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, Marcos Monteiro.
Como todas as obras executadas pela SIURB, o novo CEI está equipado com sistemas sustentáveis em suas instalações, com água de reúso, placas solares para aquecimento da água utilizada nos banheiros e placas solares para geração de energia.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp