22/03/2024 às 10h23min - Atualizada em 24/03/2024 às 00h05min

Saúde: Médicos operam, gratuitamente, crianças com sério problema congênito

Carolina Santaro Lantim
Divulgação SBCM

Foi iniciada nesta quinta-feira (21), a Jornada de Microcirurgia para Reconstrução Óssea nas Crianças, ação feita pela Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM) e Sociedade Brasileira de Ortopedia Pediátrica (SBOP), e que acontecerá até amanhã, sábado (23), na Santa Casa de SP.

Na ocasião, serão operadas, gratuitamente, 10 crianças de várias partes do Brasil, com idade entre 1 ano e 6 meses e 8 anos, que sofrem com pseudartrose congênita da tíbia, problema considerado um dos maiores desafios da ortopedia. Os pacientes foram selecionados após triagem dos casos.

A pseudartrose congênita da tíbia é uma doença rara que envolve a estrutura óssea da tíbia próximo ao tornozelo e que leva à deformidade da perna logo quando a criança começa a dar os primeiros passos. Geralmente, em razão da fragilidade do osso, ocorre uma fratura antes dos 5 anos de idade, com dificuldade para se consolidar. A deficiência pode complicar a medida em que a criança for crescendo, inclusive, com muitos casos evoluindo com amputação da perna, justamente pela dificuldade da consolidação óssea.

 

Especialistas estrangeiros e técnica revolucionária

Entre os médicos que realizam o procedimento cirúrgico está o ortopedista espanhol Francisco Soldado, precursor de técnica de transplante de periósteo vascularizado, que se mostrou promissor, evitando muitas amputações. O periósteo é a membrana externa de tecido conjuntivo denso que envolve todos os ossos do corpo humano, e tem por característica ser vascularizada, fibrosa e resistente. O especialista veio acompanhado de outros profissionais estrangeiros que auxiliarão na ação.

“A técnica desenvolvida pelo Dr. Soldado é revolucionária para reconstrução óssea, inclusive, foi na Santa Casa que fizemos a primeira cirurgia do mundo utilizando esse método para reconstrução do antebraço e de maxilar. Nos sentimos muito felizes em poder atender, utilizando essa técnica e junto a médicos que operam crianças em várias partes do mundo, os brasileirinhos que sofrem com esse problema, proporcionando-lhes qualidade de vida e um desenvolvimento saudável”, fala o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), Antonio Carlos da Costa.

Francisco Soldado é chefe do Serviço de Ortopedia Pediátrica do Hospital HM Nens e do Vall d'Hebron, em Barcelona, além de criador da Fundacion Dr. Soldado, uma sociedade sem fins lucrativos que arrecada fundos para a execução e o desenvolvimento de ações solidárias, para que meninos e meninas em condições vulneráveis possam ter acesso a serviços e programas de saúde de qualidade. “É uma satisfação imensa poder contar com a expertise e humanização do Dr. Soldado nessa soma de forças entre SBCM e SBOP, que transformará significativamente a vida dessas crianças”, conclui Costa.

 

Sobre a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão (SBCM)

A SBCM (Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão), fundada em 1959, congrega médicos especialistas em Cirurgia da Mão e Reconstrutiva do Membro Superior. A instituição promove a formação de profissionais, além de fornecer condições para atualização permanente, sob a forma de ensino, pesquisa, educação continuada, desenvolvimento cultural e defesa profissional.

Mais informações em http://www.cirurgiadamao.org.br/

 

Sobre a Sociedade de Ortopedia Pediátrica (SBOP)

A SBOP surgiu a partir de um Comitê em 1995, com o objetivo de favorecer a educação continuada dos ortopedistas e orientar a população em geral. Nesse sentido, são realizadas várias campanhas para prevenção do trauma (como a campanha de transporte seguro de crianças em automóveis uso adequado de mochilas e orientações), além de prevenção da violência contra crianças e adolescentes.

A SBOP congrega profissionais que buscam o atendimento cada vez mais qualificado e integral, atuando de forma preventiva por meio de políticas de proteção e promoção da saúde aos pequenos e jovens brasileiros.

 Mais informações no site https://www.sbop.org.br/.

 

Crédito da foto: Divulgação SBCM

 

Assessoria de Imprensa da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Mão (SBCM)

Predicado Comunicação

Carolina Santaro – [email protected] (11) 91112-6611 WhatsApp

Lilian Rossetti - [email protected] (11) 94470-6660 WhatsApp

Vanessa de Oliveira - [email protected] (11) 97529-0140 WhatsApp

Carolina Fagnani - [email protected] (11) 99144-5585 WhatsApp


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp