07/07/2023 às 01h16min - Atualizada em 07/07/2023 às 01h16min

Prefeitura oferece esportes, passeios e teatros gratuitos para a garotada aproveitar as férias

Além de extensa programação em todas as regiões, também há atividades nos CEUs, que oferecem três refeições diárias

A Prefeitura de São Paulo tem uma série de atividades gratuitas para a garotada aproveitar o tempo livre durante as férias de julho. Há opções esportivas e culturais em centenas de equipamentos e espaços públicos da cidade oferecidos por diversas secretarias municipais.
A Secretaria de Esportes e Lazer realiza o programa Agita Férias, entre os dias 7 e 23 de julho, das 10h às 17h, nos centros esportivos espalhados por todas as regiões, com ações voltadas ao lazer e entretenimento. São brinquedos infláveis, piscinas de bolinha, oficinas de dança, de brinquedos manuais, pintura de rosto, brincadeiras de rua (taco, pião, pula corda) e espaço kid gourmet, com distribuição de kit lanche e algodão doce.
Para os mais radicais, as pistas de skate e pump track (pista com curvas e elevações) são ideais, como a do Centro Esportivo Tietê (Av. Santos Dumont, 843, Luz), inaugurada no último dia 1º de julho, que, além de half pipe, ganhou uma estrutura em forma de U. Os centros esportivos da Mooca (Rua Taquari, 635) e Vila Guarani (Rua Lussanvira, 178, Vila Guarani) também contam com uma pista cada.
No Centro de Esportes Radicais (Av.Presidente Castelo Branco, 5.700, Bom Retiro) são quatro pistas de skate e uma pump track. Outra opção é a Pista de Skate do Chuvisco, no Parque Chuvisco (Rua Ipiranga, 792, Jardim Aeroporto), que tem uma pista plana e uma inclinada. No Parque das Bicicletas (Al. Iraé, 35, Moema), o atrativo é uma pista de pump track.
Parques Municipais
Quem gosta de atividades ao ar livre pode visitar os Parques Naturais Municipais (PNM) da cidade, administrados pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, onde é possível fazer trilhas, conhecer espécies da fauna e da flora, contemplar a natureza e até fazer piqueniques.
Além disso, os equipamentos contam com brinquedos naturalizados para todas as idades, entre balanços, trepa-trepa, escorregadores, cabanas, jogos da velha e de memória, cozinha da floresta, pista para carrinho, carro do Fred Flintstone e circuitos para crianças.
Fazem parte os PMNs; Bororé, Fazenda do Carmo, Itaim, Jaceguava e Varginha. Todos funcionam das 8 às 17 horas e fecham às segundas-feiras para manutenção.
Planetário
Durante o mês de julho, o Planetário do Carmo abrirá suas portas para o público aos sábados e domingos, das 13 às 14 horas, para sessões de “O Show da Luna no Planetário”. O local também está aberto para visitação nos finais de semana de julho (exceto no dia 15). A equipe faz uma visita guiada pela exposição permanente no hall, com fósseis, rochas, minerais, telescópios e imagens com temas astronômicos.
Atrativos culturais
A Secretaria de Cultura também tem uma ampla programação gratuita voltadas às crianças durante este mês nos Centros Culturais, nas praças e nos teatros. Tem teatro, música e atrações circenses.
No Teatro Arthur Azevedo (Av. Paes de Barros, 955, Alto da Mooca), até o dia 16 julho, aos sábados e domingos, às 16 horas, um dos destaques é o espetáculo infantil “Inimigos”, que conta a história de dois soldados que, embora fiquem em lados opostos, têm muitas coisas em comum. A direção é de Carlos Canhameiro e traz no elenco Artur Kon, Carla Massa, Giscard Luccas e Paula Serra. É preciso retirar os ingressos uma hora antes do evento.
Já no Teatro Alfredo Mesquita (Av. Santos Dumont, 1770 - Santana), no dia 23, às 11 horas, a dica é o espetáculo “Linhas”, da Cia Zin, indicado para crianças pequenas. O elenco cria um espaço que facilita a interação e, no final da performance, o público participa criando seus primeiros traços. Elenira Peixoto faz a direção e participa da peça ao lado de Vitória Cortez Cohn.
Centros Culturais
Os Centros culturais também oferecem programação para garotada. No Polo Cultural da Lapa (Praça da Balança), no dia 8, às 14h, tem o show “Todo Disco Vira História”. No palco, os músicos apresentam, de maneira lúdica e cheia de encanto, a cultura musical brasileira para crianças de todas as idades. No Centro Cultural da Lapa, dia 26, 15h, o destaque é a atração circense Figaza Show, com malabarismo, balões, bolas de cristal, música ao vivo e bolhas de sabão.
Circuito Municipal de Cultura
O Circuito Municipal de Cultura, que tem como objetivo descentralizar e democratizar o acesso a atividades de lazer e leva opções para todos os bairros da cidade. Neste mês de férias, diversos espaços recebem eventos destinados ao público infantil.
Um deles é o Queen Live Kids, que resgata as melhores músicas do lendário grupo de rock britânico e exibe um show que diverte todas as gerações. Música, brincadeiras, contação de histórias, animações e muitas surpresas prometem encantar a criançada. Será apresentado nos seguintes dias e locais:
CEU Cantos do Amanhecer (Av. Cantos do Amanhecer, s/n°, Jardim Eledy)
Dia 5/7, às 9h
CEU Vila Atlântica (Rua Cel. José Venâncio Dias, 840, Vila Jaraguá)
Dia 10/7, às 14h
CEU Meninos (R. Barbinos, 111 , São João Climaco)
Dia 18/7, às 14h.
Centro Cultural Vila Formosa, Av. Renata, 163, Vila Formosa
Dia 30/7, às 16h.
Outra opção é o espetáculo “Porquinhos no Espaço”, inspirado em clássicos como Vila Sésamo e Muppet Show, tem uma abordagem lúdica, interativa e divertida e conta até com a participação de um robô.
Será encenado nos seguintes locais e dias:
CEU São Miguel (Rua José Ferreira Crespo, 475, Jardim São Vicente)
Dia 6/7, às 14h
CEU Paz (Rua Daniel Cerri, 1.549, Jardim Paraná)
Dia 11/7, às 15h
CEU Parque do Carmo (Rua Guerra de Aguiar, 63-237, Jardim Nossa Senhora do Carmo)
Dia 14/7, às 14h
CEU Parque Anhanguera (Rua Pedro José de Lima, 1.020, Anhanguera)
Dia 18/7, às 10h
Centro Cultural Grajaú (Rua Professor Oscar Barreto Filho, 252, Parque América)
Dia 30/7 às 16h
Recreio nas férias
Alimentação no Recreio nas Férias
A Secretaria Municipal de Educação também vai fornecer três refeições diárias, sendo café da manhã, almoço e lanche da tarde, durante a programação da 42ª edição do Recreio nas Férias, entre os dias 10 e 21 de julho. 
O programa oferece ainda atividades de esporte, lazer e recreação para as crianças pela cidade de São Paulo em 64 polos participantes, sendo os 56 CEUs, 3 CECIs, 2 instituições – Jardim Jaraguá I e Jardim Jaraguá II (DRE MP) e nas EMEFs Bernardo O”Higgins, Wanda Ovídio Gonçalves e Jardim das Laranjeiras. A programação ocorre das 9h às 16h. A expectativa é atender aproximadamente 16 mil crianças e adolescentes, de 4 a 14 anos, que não precisam necessariamente ser alunos da Rede Municipal. Todas as atividades são gratuitas.
As inscrições podem ser feitas presencialmente, nos polos de interesse, mediante a apresentação dos seguintes documentos: RG ou certidão de nascimento da criança ou do adolescente e do responsável, comprovante de residência.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp