07/07/2023 às 01h08min - Atualizada em 07/07/2023 às 01h08min
Prefeito assina em Sapopemba início de construção de mais uma Unidade de Pronto Atendimento
Com capacidade para realizar 13 mil atendimentos mensais, UPA terá atendimento 24 horas e contará com clínica médica, pediatria, ortopedia, cirurgia e odontologia
Com um investimento de mais de R$ 15 milhões, a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), irá iniciar a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sapopemba, na Zona Leste da capital. O prefeito Ricardo Nunes assinou a ordem de início para construção do equipamento na manhã desta quinta-feira (29) e os trabalhos já começam na próxima semana. A ação é uma das iniciativas do programa Prefeitura Presente na região de Sapopemba.
Segundo o prefeito Ricardo Nunes, a Prefeitura de São Paulo também irá investir R$ 4,5 milhões mensais para manter a UPA em funcionamento e as obras devem ser finalizadas até o fim de 2024. “Até 2016 eram três UPAs e hoje nós temos 23 na cidade. Foram 20 UPAs novas de 2017 para cá”, destacou. “Inaugurei nove dessas 20, já estou dando início em mais tantas outras e vamos entregar pelo menos mais outras nove até o fim do nosso mandato”, completou.
Com capacidade para realizar 13 mil atendimentos mensais, a UPA Sapopemba, que será implantada no cruzamento das ruas Cristóvão de Vasconcelos e Antônio de França e Silva, s/n, Jardim Adutora, suprirá a necessidade de um equipamento da rede de urgência e emergência com atendimento 24 horas na região da Supervisão Técnica de Saúde (STS) Vila Prudente/Sapopemba. A nova unidade contará com as especialidades de clínica médica, pediatria, ortopedia, cirurgia, além de odontologia. O novo equipamento abrigará ainda uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Administrada pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina/Programa de Atenção Integral à Saúde (SPDM/Pais), a UPA terá uma área de 6.997,60m² e 538 mil pessoas é a população da região beneficiada pela implantação do equipamento.
“Com a construção desta UPA, oferecemos à população da região atendimento de urgência e emergência durante 24 horas. Essa unidade se somará aos outros 58 equipamentos de saúde que temos na região a fim de oferecer mais qualidade de vida e bem-estar aos moradores locais”, apontou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.
A UPA Sapopemba será do tipo III, com sete consultórios médicos, um consultório odontológico, salas de gesso e sutura, quatro salas de classificação de risco, duas de medicamentos e duas de inalação (adulto e pediátrico), uma sala de ecocardiograma (ECG), uma de raio-X e uma de coleta de exames. Haverá ainda uma sala de emergência com sete leitos, sendo dois de choque, uma sala de observação para adultos e outra infantil. O espaço terá ainda farmácia, serviço social e ambientes de apoio logístico e administrativo.
Outros equipamentos de Saúde
No território do distrito administrativo Sapopemba já estão instaladas 25 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), quatro Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBS Integradas, uma AMA 24 horas, cinco Centros de Atenção Psicossocial (Caps), um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), dois Serviços de Atenção Especializada (SAEs), dois Centros Especializados em Reabilitação (CERs), entre outros equipamentos.