30/06/2023 às 18h48min - Atualizada em 30/06/2023 às 18h48min

Jornal do Brás entrevista o subprefeito da Mooca

Marcus Vinicius Valério, fala sobre os desafios e responsabilidades de administrar, uma das regiões mais tradicionais de São Paulo

Administrar a cidade de São Paulo já é um grande desafio que o poder público tem no dia a dia do paulistano. As divisões regionais conhecidas como subprefeituras são esses braços da Prefeitura espalhados pela cidade para facilitar os serviços, conhecer as demandas mais de perto e aproximar os munícipes dos gestores públicos. O principal deles é o subprefeito, que articula essas ações com os diversos segmentos da sociedade local junto a Prefeitura, além de representar diretamente o subprefeito.
Em entrevista exclusiva para o Jornal do Brás, o atual subprefeito da Mooca, coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo Marcus Vinicius Valério, fala um pouco desse dia a dia nessa parte da cidade e como é estar no comando de uma subprefeitura que abarca distritos importantes e ímpares como a própria Mooca, Brás, Pari, Belenzinho, Água Rasa e Tatuapé.

JORNAL DO BRÁS – Fale um pouco de você e há quanto tempo está a frente da Subprefeitura.

SUBPREFEITO DA MOOCA – Sou Coronel da reserva da Polícia Militar. Após passar para a reserva, depois de 37 anos de serviços prestados na Polícia Militar, fui convidado para assumir a chefia de Gabinete do Serviço Funerário do Município e, em seguida, a Subprefeitura da Lapa. Há pouco mais de dois meses assumi a Subprefeitura da Mooca, missão que recebi com muito orgulho, diante da importância que esta Subprefeitura representa dentro da estrutura do município.

JORNAL DO BRÁS – A Subprefeitura Mooca tem uma área grande, já que abrange distritos tão grandes como a Mooca, como o Brás, Pari, Tatuapé, somando com Belenzinho e Água Rasa. São áreas locais que possuem demandas próprias e suas necessidades, mas é o Brás que demanda uma atenção especial. Como tem sido lidar com essas diferenças?

SUBPREFEITO DA MOOCA – A nossa Subprefeitura é complexa, em razão da sua dimensão e heterogeneidade. Cada um dos distritos da nossa região e suas demandas específicas merecem atenção especial diante das peculiaridades locais. Fazemos isso, temos esse olhar específico para cada um dos distritos, a fim de analisar suas necessidades e identificar a melhor forma de atendê-los, no âmbito da gestão municipal. A Subprefeitura é a ponta da linha e o nosso objetivo é ouvir a população e trabalhar para melhorar sempre.

JORNAL DO BRÁS – Falando do Brás, quais as ações previstas para a região em termos de zeladoria, segurança e com a aproximação do fim do ano, a questão do aumento de camelôs?

SUBPREFEITO DA MOOCA - Por determinação do Prefeito Ricardo Nunes, estamos trabalhando juntos com a Secretaria Municipal das Subprefeituras, a SP Regula e as empresas responsáveis pela limpeza urbana para intensificar as ações de varrição e coleta de lixo na região, com a finalidade de melhorar a qualidade do serviço atualmente prestado. Os resultados serão visíveis em breve. Em relação ao comércio ambulante, as ações de fiscalização são realizadas diariamente, em conjunto com a Atividade Delegada da Polícia Militar, sempre com o objetivo de garantir a segurança, a ordem e a livre circulação nas vias e logradouros. A Prefeitura de São Paulo incentiva o trabalho e o empreendedorismo e sempre orienta os trabalhadores a buscarem a devida regularização de suas atividades.

JORNAL DO BRÁS – Outra questão muito frequente na região, especialmente no bairro da Mooca, é a de pessoas em situação de rua. E agora com o Inverno próximo, que ações estão sendo realizadas, tanto para amenizar essa questão do frio quanto tentar tirá-los das ruas.
SUBPREFEITO DA MOOCA – A Prefeitura de São Paulo possui atualmente o maior programa de acolhimento a pessoas em situação de rua da história da cidade, cujo objetivo inicial é acolher e, em seguida, oferecer condições para que possam deixar a situação de rua. Nesse contexto, destaque para o Programa Reencontro, que conta com diversos serviços, dentre eles as vilas reencontro, que oferecem moradia transitória e apoio para reconstrução de autonomia às famílias. No período que vai de maio a setembro, a Prefeitura desenvolve a Operação Baixas Temperaturas, que é uma ação integrada entre os diversos segmentos do município, com o objetivo de proteger as pessoas do frio intenso. A operação conta com 10 tendas, em todas as regiões da cidade – uma delas na Mooca – que fornecem abrigo, cobertores, alimentos e bebidas quentes para quem precisa. A Subprefeitura, dentro de seu âmbito de atuação, apoia estes projetos e também faz a distribuição de cobertores, atuando em conjunto com os demais órgãos municipais.

JORNAL DO BRÁS – Quais suas considerações finais e que mensagem gostaria de deixar para o público leitor e os seguidores do Jornal do Brás?
SUBPREFEITO DA MOOCA – O compromisso à frente da Subprefeitura será o de bem representar o Executivo Municipal na região, com foco na busca constante pela qualidade da prestação do serviço, na legalidade, na transparência e na atenção aos anseios da comunidade. As portas e os canais de comunicação da Subprefeitura estarão sempre abertos e o apoio de todos será muito bem-vindo, especialmente diante da certeza de que o diálogo franco é determinante para que se possa entender as reais necessidades da população e as possibilidades das ações públicas em favor do desenvolvimento e da melhoria na qualidade de vida. Juntos por uma cidade melhor!

QUEM É O SUBPREFEITO DA MOOCA
O subprefeito Marcus Aurélio Valério é oficial da reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Sua formação como militar passa pela Academia do Barro Branco, com graduação em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela mesma Academia, e em Ciência Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito das Faculdades Integradas de Guarulhos. É pós graduado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública (mestrado e doutorado profissional) pelo Centro de Altos Estudos de Segurança da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Possui cursos de especialização nas áreas de Análise de Sistemas, Organização e Métodos; Técnicas de Ensino, Gestão de Projetos e Gestão de Orçamento.
Na área pública, exerceu a função de Chefe de Gabinete da Superintendência do Serviço Funerário do Município de São Paulo, no período de maio a agosto de 2022. Exerceu a função de Subprefeito da Lapa em 24 de agosto de 2022 a 30 de março de 2023. Assumiu a função de Subprefeito da Mooca em 31 de março de 2023. Como subprefeito da Mooca, é responsável pelas regiões de Água Rasa, Belém, Brás, Mooca, Pari e Tatuapé.

por Beth Florido

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp