16/06/2023 às 01h45min - Atualizada em 16/06/2023 às 01h45min

Febre Maculosa: Dr. Thiago Martins especialista em carrapatos fala sobre prevenção da doença

A Febre Maculosa Brasileira (FMB) é uma doença causada por uma bactéria (riquétsia) transmitida por carrapatos, caracterizada por ter início rápido, com febre elevada, dor de cabeça, dor muscular intensa e aparecimento de manchas avermelhadas na pele das pessoas acometidas pela enfermidade.
Vale ressaltar que, os carrapatos são ectoparasitas que apresentam três estágios parasitários de vida (larva, ninfa e adulto), pertencem à classe dos Aracnídeos, na qual estão também incluídos os escorpiões, as aranhas e diversas espécies de ácaros. No estado de São Paulo os carrapatos são importantes vetores de agentes patogênicos para os animais silvestres, domésticos e seres humanos, portanto são considerados relevantes na sanidade animal e saúde pública.
Conhecido popularmente como “carrapato estrela” Amblyomma sculptum (nome científico), sendo que todos os três estágios parasitam com maior frequência o cavalo doméstico e a capivara. Por outro lado, os estágios parasitários de vida também podem parasitar uma diversidade de hospedeiros incluindo animais domésticos, silvestres e acidentalmente pessoas que frequentam áreas verdes, para fins de trabalho e lazer. O carrapato estrela é o principal vetor da FMB para seres humanos no estado.
Os últimos acontecimentos, com três óbitos confirmados da doença e um caso suspeito sob investigação em Campinas, interior de São Paulo, nos deixam um alerta.
Em conversa com o especialista na área Dr. Martins, a melhor forma de prevenção seria.
“Manter sempre as áreas verdes roçadas, bem aparadas, para que a própria radiação solar controle naturalmente as populações de vida livre dos carrapatos presentes no meio ambiente ao qual as capivaras (que são hospedeiras dos carrapatos e amplificadoras da bactéria), residem. E por fim, se for picado por carrapatos, nunca se desespere, apenas observe se você apresenta febre, dor de cabeça e muscular, e procure o atendimento hospitalar caso apresente esses sintomas, sempre informando o médico que foi picado por carrapatos, retirando o mais breve do corpo. Lembre-se que a FMB é uma doença grave e que o tratamento deve ser iniciado o mais rápido possível” Afirma o Pesquisador Dr. Thiago Martins.

Dr. Thiago Fernandes Martins
Atualmente é Curador da "Coleção Nacional de Carrapatos Danilo Gonçalves Saraiva" da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo e Jovem Pesquisador (FAPESP) do Instituto Pasteur, Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.
Médico Veterinário
CRMV-SP 18429
Currículo Lattes https://lattes.cnpq.br/5620026449919157

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp