07/06/2023 às 23h50min - Atualizada em 07/06/2023 às 23h50min

​Caixa de Gordura, só de pensar dá arrepios

Não pode existir uma casa ou um comércio sem a tal famosa CAIXA DE GORDURA.
Item obrigatório é ela que vai proteger toda a sua tubulação de  eventuais entupimentos.
Alguns já até ouviram falar mais acabam não sabendo para que serve e que este item além de importante deve também ter a sua dedicação e uma periodicidade de limpeza de 06 em 06 meses no mínimo para não se deparar com um estouro e danos no seu comércio e também na sua casa. 
Este é um item que não é possível fugir dele. Vou te ajudar nessa missão!
Portanto arregace as mangas coloque uma luva e vamos encarar este desafio.
O QUE É UMA CAIXA DE GORDURA?
Como o nome já diz, se trata de uma caixa/reservatório que é responsável por acumular a gordura oriunda das pias, tanques, máquinas de lavar, etc… evitando que este material nocivo chegue à rede de esgoto. Basicamente existem dois tipos as de PVC e as feitas em alvenaria. As de PVC são menores e ideais para edificação familiar, sendo assim se sobressaem por ser mais fáceis de limpar e instalar e também mais baratas. Já as de alvenaria são ideais para lugares grandes e comerciais como restaurantes e açougues. Que lidam com um volume bem grande de gordura devido a grandes lavagens. Não esquecendo que a uma observação importante uma má instalação ou má vedação pode acarretar uma grande proliferação de insetos nocivos e a entrada de ratos, por exemplo.
E como ela FUNCIONA?
O resíduo de gordura que chega escoa durante a lavagem da sua cozinha (louça), do resíduo corporal durante o banho, enquanto lava as mãos, tudo isso vai para a caixa de gordura.
Portanto o papel dela é ser um filtro, impedindo que a gordura forme resquícios em blocos, que são capazes de gerar mau cheiro e entupir a sua tubulação.
Sendo assim após essa filtragem a água que escoa dela vai chegar ao seu destino de esgoto já tratada e purificada para voltar aos rios e seu reaproveitamento.
E porque ela causa ARREPIOS?
Porque quando não é realizado essa limpeza periódica você vai acabar se deparando com uma caixa com acumulo excessivo de gordura em estado sólido. 
Quando você dispensa uma gordura no ralo da sua pia por exemplo, a caixa armazenará esta gordura que com o tempo se solidifica e petrifica lá dentro.
Quanto mais tempo você ficar sem fazer a limpeza de sua caixa de gordura, a probabilidade será grande de entupir, e aí você só vai descobrir quando essa sujeira voltar ao seu local de onde ela veio, o ralo de sua pia da cozinha por exemplo.
Agora você já sabe e imagina a dor de cabeça que você pode estar criando pelo fato dessa gordura chegar a esse estado.
Vamos ao que interessa COMO LIMPAR?
Tenha em mente e os modelos podem variar, mas o processo de limpeza será o mesmo. Isso pode variar no tempo que demorará para executar a sua limpeza, umas são mais modernas outras mais antigas e por aí vai.
As caixas de gordura em alvenaria, que não possuem revestimento. Nesse caso, a forma como limpar a caixa de gordura poderá ser a mesma, mas a limpeza pode levar uma hora ou mais. 
O PVC é liso e impenetrável, fazendo com que a gordura não se acumule e grude nas paredes, e seus encaixes de tubulação são perfeitos, o que facilita a gordura não acumular e nem penetre em locais errados.
Portanto se organize e prepare o local para esse trabalho.
1- Separe os itens  a serem utilizados: Luvas de limpeza que cheguem até o cotovelo, sacos de lixo, pá de lixo ou uma colher de pedreiro também é recomendada, use também uma mascara de proteção afinal o mau cheiro poderá ocorrer, separe também um inseticida e não se esqueça de botas impermeáveis.
2- Abrindo o recipiente: Retire a tampa, utilize o inseticida caso necessário, este é um local onde insetos se alojam. Agora a colher de pedreiro ou até uma espátula pode te ajudar a raspar e dar início a retirada da gordura.
3- Limpando a caixa: Após retirar a gordura, é hora de limpar toda a superfície da caixa (incluindo as tampas laterais) com água esponja e sabão. 
4- Fechando a caixa de gordura: Após tudo limpo é hora de reinstalar as peças, vede novamente a tampa e se certifique de deixá-la bem fechada.
5- Anotando no calendário: Agora que você realizou esta limpeza e já aprendeu sobre a importância deste item, Não esqueça de deixar agendada a próxima data para daqui a 06 meses, assim  você pode deixar esta manutenção preparada para não correr o risco de nenhum entupimento.
E não menos importante onde DESCARTAR essa SUJEIRA?
Em sacos de lixo ou até mesmo latas com tampa para não ocorrer vazamentos são indicados para o descarte.
Dica da ENGENHEIRA!
Se você quiser facilitar a limpeza no mercado existem produtos apropriados que são biodigestores e amigos do meio ambiente. São produtos a base de bactérias não patogênicas, que você coloca dentro da caixa e  não causam nenhuma doença e são indicadas para esse propósito, estas bactérias se alimentam de diversos rejeitos. A gordura e as partículas de alimento são alguns exemplos.
Sua utilização é bem simples e  muito práticos, e é possível perceber uma diminuição significativa da gordura e do mau cheiro dos ralos.
Portanto se sua caixa funciona perfeitamente e você sempre esta fazendo esta manutenção, está na hora de você pensar em utilizar um biodigestor. O meio ambiente agradece.

Eng. FERNANDA ARAUJO
CREA 5061562830

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp