19/05/2023 às 17h23min - Atualizada em 19/05/2023 às 17h23min

O direito à aposentadoria justa para os aposentados

A Revisão da Vida Toda é um tema que vem ganhando cada vez mais destaque no âmbito previdenciário. Essa revisão pode ser muito vantajosa para aqueles que tiveram contribuições previdenciárias antes de julho de 1994 - período em que a fórmula de cálculo do benefício era diferente da utilizada atualmente, o que fazia com que a aposentadoria fosse concedida com valor menor, por isso a necessidade de revisar e corrigir o salário.
Basicamente, a Revisão da Vida Toda consiste em incluir no cálculo da aposentadoria todas as contribuições previdenciárias realizadas pelo segurado desde o início da sua vida laboral, inclusive as que foram realizadas antes de julho de 1994. Isso pode aumentar significativamente o valor do benefício, uma vez que as contribuições efetivadas nesse período geralmente eram mais elevadas do que aquelas realizadas posteriormente.
No entanto, é importante destacar que nem todos os segurados têm direito a essa revisão, sendo indispensável analisar cada caso individualmente, bem como realizar o cálculo prévio para evitar a ocorrência da redução da aposentadoria.
A Revisão da Vida Toda pode ser requerida administrativamente, junto ao INSS, ou por meio de uma ação judicial. Em ambos os casos, é fundamental reunir toda a documentação necessária e apresentar argumentos sólidos com o objetivo de fundamentar o pedido e reiterar o que fora demonstrado através dos cálculos.
Portanto, se você é segurado do INSS e realizou contribuições previdenciárias antes de julho de 1994, vale a pena buscar informações sobre a Revisão da Vida Toda e verificar se tem direito a esse benefício. Uma assessoria jurídica especializada garantirá que seus direitos sejam devidamente resguardados e que possa usufruir de uma aposentadoria mais justa e vantajosa.

Dra. Gerliann Aquino
Advogada, especialista em Direito Previdenciário
@previdencia_e_voce

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp