12/05/2023 às 19h35min - Atualizada em 12/05/2023 às 19h35min

Prefeitura de SP leva startups para participar de um dos maiores eventos de tecnologia do mundo

Na edição do Web Summit, que aconteceu no Rio de Janeiro, foram selecionados 12 participantes dos programas Vai Tec e Green Sampa

Na edição do Web Summit, que aconteceu no Rio de Janeiro, foram selecionados 12 participantes dos programas Vai Tec e Green Sampa
Com o objetivo de fortalecer a rede de contatos e desenvolvimento de startups que participaram e participam dos Programas Vai Tec e Green Sampa, a Prefeitura de São Paulo levou 12 empresas para o Web Summit. Na edição que aconteceu no Rio de Janeiro, entre os dias 1 e 4 de maio, os empreendedores puderam apresentar seus produtos e conhecer investidores de todo o mundo.
Dos participantes, cinco deles passaram pelo Vai Tec, que apoia o desenvolvimento de negócios inovadores e de base tecnológica nas periferias de São Paulo, outros quatro pelo Green Sampa, que oferta aceleração e residência para empresas de tecnologia verde, e três pelo programa Vai Tec edição Games, voltado para o setor de jogos eletrônicos. Os programas são iniciativas da Prefeitura, por meio da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), entidade ligada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.
“O prefeito Ricardo Nunes nos deu a missão de potencializar as startups de tecnologia de São Paulo, com isso temos incentivado esse setor com programas de aceleração, mentoria, qualificação empreendedora e acesso a crédito”, destaca o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Armando Junior. “São Paulo é a Capital da tecnologia no Brasil. Cerca de 25% dos empregos deste setor estão na nossa cidade, por isso continuaremos incentivando as startups e apoiando no acesso a grandes eventos como o Web Summit”, completa. 
Ao lado da Ade Sampa, a participação da cidade de São Paulo no Web Summit Rio também foi promovida pela SP Negócios, Agência de Promoção de Investimentos e Exportações do município, responsável por prospectar e atender empresas de todos os portes interessadas em empreender na capital paulista. A ação também contou com o apoio da InvestSP, Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado de São Paulo.
A Missão Web Summit é conectar startups e pequenas empresas a empresários de todo o mundo. Com a participação na feira, os selecionados pelos programas tiveram a oportunidade de participar de interações focadas na ampliação do networking e desenvolvimento de negócios, acesso ao mercado nacional e internacional, além de ampliar suas redes de contato e formação de novos negócios. 
“Levar as startups a eventos como o Web Summit é possibilitar aos participantes acesso ao mercado nacional e internacional, além de ampliar suas redes de contato e formação de novos negócios com grandes nomes do setor. Ações como essa trazem, além de crescimento às startups, a possibilidade de investimentos que tornam estas empresas mais competitivas e preparadas em relação aos demais concorrentes do mercado”, afirma o presidente da Ade Sampa, Renan Vieira.
Conheça os programas:
Green Sampa - Reconhecido em maio deste ano como a segunda melhor iniciativa em sustentabilidade das cidades Ibero-Americanas pela União das Cidades Capitais Ibero-Americanas (UCCI), o Green Sampa é a primeira iniciativa pública que busca reunir atores estratégicos do setor de tecnologias sustentáveis para a implementação de uma plataforma que busca soluções inovadoras para apoiar o desenvolvimento do setor, com trocas de boas práticas entre Empresas, Instituições, Centros de Pesquisas, Aceleradoras e Organizações que atuam com Tecnologias Limpas.
Executado pela Ade Sampa, o programa busca mapear empresas, startups verdes e stakeholders. Além disso, realiza aceleração e oferece residência de empresas de tecnologias verdes, ofertando qualificação em temas de gestão por meio de oficinas, assessorias e mentorias coletivas e individuais, rodadas de negócio e demodays. 
Vai Tec - O Programa Vai Tec é um programa municipal gerido pela Ade Sampa que tem a finalidade de estimular e apoiar, por meio de aporte financeiro e por meio de programa de aceleração , o desenvolvimento de empreendimentos inovadores que utilizem tecnologia como parte essencial do modelo de negócios, em especial aqueles ligados à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), desenvolvidas por jovens de baixa renda e de regiões menos privilegiadas da cidade de São Paulo. 
O programa tem como objetivo fomentar a melhoria da gestão dos negócios e impulsionar o aumento do faturamento dos negócios apoiados pelo programa; geração de renda e empregos nos territórios onde esses negócios se encontram; desenvolvimento local por meio da ampliação e capacitação gerencial e técnica dos empreendedores.
Conheça as startups:
Mais1Code - Reprogramando a Quebrada (Vai Tec)
Mais1Code é uma edutech de ensino de programação 100% gratuita para jovens de periferia e comunidades de baixa renda, que busca sanar a dor da falta de talentos na área de tecnologia. Além de possuírem uma metodologia própria e uma comunicação voltada para o público periférico, possuem também plataformas de ensino, gestão de talentos e gestão de desenvolvimento do aluno.
Lemonchef (Vai Tec)
Lemon Chef é uma plataforma de delivery de comida, que tem como objetivo oferecer opções de consumo consciente a um preço justo para os clientes, além de melhores condições de trabalho para home chefs e entregadores por se tratar de uma empresa dentro dos critérios do setor 2.5 (maneiras inovadoras de empreender projetadas com o objetivo de buscar formas de amenizar problemas sociais decorrentes da pobreza).
Literatura Postal em Realidade Aumentada (Vai Tec)
Literatura Postal em Realidade Aumentada é um empreendimento que une a alfabetização, o gosto pela leitura e a tecnologia. Produzem e vendem kits de cartões postais com histórias clássicas da literatura, impressos em QR Code, que podem ser acessados através da Realidade Aumentada, dando acesso à imagens em movimento, trilha sonora e intérprete de libras.
Todas Por Uma (Vai Tec)
Todas Por Uma é um aplicativo de pedido de socorro, que propõe solucionar a problemática de assédios na sociedade. Para se defender de assédios físico, sexual, patrimonial, moral, psicológico, racial e virtual, o usuário do aplicativo, por meio de seu celular ou de dispositivo móvel, poderá enviar pedido de socorro para contatos previamente selecionados como Anjos.
Metarecicla (Vai Tec)
A Metareciclagem faz a coleta de material elétrico eletrônico e destina para a metareciclagem. Utilizam a Cultura Maker e a Robótica Educacional para transformar o descarte de eletroeletrônicos em kits de robótica e a criação de Laboratórios Makers. Com logística Reversa Inventariada Digitalmente e coletores Robô inteligentes com Mídia Digital para Educação socioambiental.
SaveAdd (Green Sampa)
A SaveAdd estabelece ações e relacionamentos, baseado em regras de negócio cadastradas em nossa IA, para novos usos, tendo as conexões feitas via aplicativo. Fazem auditoria automatizada, para aprender e reavaliar processos, visando reduzir a perda ao máximo hoje e no futuro, oferecendo relatórios gerados com o processo de machine learning.
REALIXO (Green Sampa)
É uma empresa que serve às pessoas que pretendem ter um estilo de vida mais consciente através de uma economia circular (lixo zero), ética e sustentável. Com a coleta e triagem dos recicláveis, queremos prolongar a vida útil do mesmo ao passo que incentivamos, por meio da educação ambiental, a diminuição deste resíduo no dia a dia. A compostagem nada mais é do que a reciclagem de resíduos orgânicos; é o processo de decomposição de matéria orgânica (como por exemplo restos de alimentos). O resultado deste processo é o adubo, que é utilizado para a fertilização do solo.
ELEVENTEC (Green Sampa)
Visando endereçar uma das principais restrições na substituição dos combustíveis fósseis pela eletricidade enquanto fonte motriz amplamente adotada, a Eleventec propõe ofertar ao consumidor um serviço de recarga rápida, quando e onde necessário, o serviço poderá ser contratado por intermédio de um app.
Recicla.se - (Green Sampa)
Plataforma de gestão de resíduos, que soluciona o desafio do descarte adequado de resíduos sólidos recicláveis. Por meio de tecnologia, coletam, destinam e certificam todo o ciclo de vida de resíduos recicláveis. Geram impacto socioambiental positivo para que as empresas sejam mais sustentáveis e eficientes.
Vision03 Games // A Cura - (Vai Tec Games)
Vision03 é uma produtora de games com foco no desenvolvimento de narrativas inclusivas e diversas. Eles desenvolvem o jogo “A Cura Game”. Um jogo que tem como cenário a Av. Paulista em um momento de conflito e caos humanitário. O protagonista do game precisa ir em busca da cura perante as ameaças do momento. Descobre ao longo do percurso que A Cura não é somente a científica, envolve uma cura mental e espiritual. A cura para a humanidade em forma de diversão.
Trovadoria (Vai Tec Games)
A empresa Trovadoria possui 10 anos de experiência em prestação de serviços para indústria audiovisual, sempre com conteúdo autoral que manifestem novas visões de mundo. Atuam com diversas linguagens, cinema, curta-metragem, série para tv, websérie, documentários e animação. Nos últimos 5 anos atuou também com projetos de games e projetos de XR. Atualmente, estão desenvolvendo projetos de propriedade intelectual própria.
Fogo Games - (Vai Tec Games)
A Fogo Games é um estúdio indie brasileiro, fundado em 2020, com foco em jogos que carregam fortes elementos da cultura popular brasileira. São um estúdio formado por desenvolvedores periféricos, que traz para seus jogos narrativas que representem a inclusão e a diversidade, sem perder a mão do caráter lúdico dos games.
Secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho  - Imprensa

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://novojorbras.com.br/.
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp